Dia Sem Imigrantes paralisa empresas em diversos estados americanos

Dia Sem Imigrantes paralisa empresas em diversos estados americanos

Compartilhar

Nesta quinta-feira (16), diversas empresas e estabelecimentos comerciais ficaram fechados durante todo o dia. O dia sem imigrantes é um ato político que visa demonstrar ao governo Trump que os Estados Unidos dependem da mão-de-obra de não-americanos residentes no país, e que nenhum ser humano é ilegal. Dia sem imigrantes Foto: Jake Schoellkopf / AP

De acordo com o último censo divulgado em 2013, cerca de 41 milhões de habitantes do país nasceram fora dos Estados Unidos, que equivale a 13% da população. Em Washington DC, uma manifestação foi convocada para ter início ao meio-dia. A marcha seguiu até a Casa Branca. O setor com mais adeptos foi o de restaurantes. Somente em Washington, 48% dos trabalhadores no setor alimentício são imigrantes. De acordo com o jornal Washington Post, os manifestantes não estão separando quem está no país ilegalmente de quem já regularizou sua situação imigratória. Alguns locais que permaneceram abertos tiveram os horários e cardápios reduzidos.

Repercussão do dia sem imigrantes no twitter

A day Without Immigrants #Immigrant #Chicago #Immigration #Trump #activisim pic.twitter.com/CLeIGfVtwH

— Nader Alghoul (@naderalghoul) February 16, 2017

Em Chicago, um jornalista publicou em sua conta no Twitter, um vídeo de uma manifestação reunindo centenas de pessoas com faixas e bandeiras do México.

Comments tainted by hate keep raining. Why would anyone attack a MS teacher? I love All my students! #ADayWithoutImmigrants

— Elisabet Falcon (@srafalconhpms) February 16, 2017

“Comentários manchados pelo ódio continuam a chover. Por que alguém atacaria um professor de Middle School? Eu amo todos os meus alunos!” – Elisabet Falcon, uma professora de matemática em Cottage Grove, Minnesota, escreveu em sua conta no Twitter, após parabenizar os seus alunos pela atitude de aderir ao Dia Sem Imigrantes.

A Day Without An Immigrant Tomorrow Feb 16th pic.twitter.com/rZhWF3lmS2

— JVY.RIOT (@HoeSluTrick) February 15, 2017

“Um dia sem imigrantes. Quinta, 16 de fevereiro. Indocumentados / Residentes / Cidadãos / Imigrantes de todo o mundo!
Vamos todos nos ausentar por um só dia.
Não marche! Não marche! Não marche!
Não servirá de nada sair às ruas. Por favor compartilhe isto.
Sem ir ao trabalho / Sem abrir nossos negócios Não comprar em lojas ou pela internet Não comer em restaurantes / Não comprar gasolina” Em espanhol, em um dos flyers divulgados via Twitter.

O presidente Donald Trump ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fontes: G1, The Atlantic

Veja também