mahjong ways 2

campingjersey

Dia sem imigrantes

Dia Sem Imigrantes paralisa empresas em diversos estados americanos

Author picture

Nesta quinta-feira (16), diversas empresas e estabelecimentos comerciais ficaram fechados durante todo o dia. O dia sem imigrantes é um ato político que visa demonstrar ao governo Trump que os Estados Unidos dependem da mão-de-obra de não-americanos residentes no país, e que nenhum ser humano é ilegal. Dia sem imigrantes Foto: Jake Schoellkopf / AP

De acordo com o último censo divulgado em 2013, cerca de 41 milhões de habitantes do país nasceram fora dos Estados Unidos, que equivale a 13% da população. Em Washington DC, uma manifestação foi convocada para ter início ao meio-dia. A marcha seguiu até a Casa Branca. O setor com mais adeptos foi o de restaurantes. Somente em Washington, 48% dos trabalhadores no setor alimentício são imigrantes. De acordo com o jornal Washington Post, os manifestantes não estão separando quem está no país ilegalmente de quem já regularizou sua situação imigratória. Alguns locais que permaneceram abertos tiveram os horários e cardápios reduzidos.

Repercussão do dia sem imigrantes no twitter

Em Chicago, um jornalista publicou em sua conta no Twitter, um vídeo de uma manifestação reunindo centenas de pessoas com faixas e bandeiras do México.

https://twitter.com/srafalconhpms/status/832347554780217345

“Comentários manchados pelo ódio continuam a chover. Por que alguém atacaria um professor de Middle School? Eu amo todos os meus alunos!” – Elisabet Falcon, uma professora de matemática em Cottage Grove, Minnesota, escreveu em sua conta no Twitter, após parabenizar os seus alunos pela atitude de aderir ao Dia Sem Imigrantes.

“Um dia sem imigrantes. Quinta, 16 de fevereiro. Indocumentados / Residentes / Cidadãos / Imigrantes de todo o mundo!
Vamos todos nos ausentar por um só dia.
Não marche! Não marche! Não marche!
Não servirá de nada sair às ruas. Por favor compartilhe isto.
Sem ir ao trabalho / Sem abrir nossos negócios Não comprar em lojas ou pela internet Não comer em restaurantes / Não comprar gasolina” Em espanhol, em um dos flyers divulgados via Twitter.

O presidente Donald Trump ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fontes: G1, The Atlantic

Homem segurando passaporte