Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes: renovação de passaporte com documentos faltantes

Compartilhar

Não tenho todos os meus documentos brasileiros e preciso renovar meu passaporte. Como devo proceder?

De forma geral, para renovar seu passaporte brasileiro são necessários, além do protocolo e Money Order, os seguintes documentos:

Para homens com idade entre 18 e 45 anos, é necessário também apresentar o documento militar. Caso o requerente não tenha o documento em mãos, no entanto, é possível regularizar a situação militar no Consulado no mesmo dia da solicitação do passaporte, basta chegar com antecedência à repartição consular para que a pendência seja resolvida antes da entrevista para o passaporte.

Na falta de documento que comprove a nacionalidade:

Caso você não tenha sua certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou carteira de identidade brasileira, recomendamos que tire uma segunda via. Embora os Consulados-Gerais do Brasil nos Estados Unidos não emitam segunda via de certidões de nascimento originalmente lavradas em cartório brasileiro, a segunda via do documento pode ser obtida por terceiros sem a necessidade de procuração. É possível pedir para que alguém de confiança no Brasil solicite a certidão e envie para você via correios ou, hoje em dia, é possível também contratar o serviço pela internet. Saiba mais sobre como emitir a segunda via da certidão de nascimento no exterior.

Na falta de documento de identificação com foto:

Caso você não tenha em mãos um documento de identidade com foto, existem duas opções*:

*Em ambos os casos, o novo passaporte a ser concedido terá a validade máxima de 6 meses.

 

Você tem alguma dúvida?

Envie-nos sua pergunta clicando aqui!

 


Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Nova York, Passaporte, Dúvidas frequentes. Disponível em: <http://novayork.itamaraty.gov.br/pt-br/duvidas_frequentes.xml>. Acesso em 29 de agosto de 2016.

Veja também