5 dicas para não desperdiçar sua visita ao Consulado · Despachante 55

5 dicas para não desperdiçar sua visita ao Consulado

Compartilhar

Ir ao Consulado-Geral do Brasil pode ser simples, mas existem alguns pequenos detalhes que podem acarretar grandes problemas se não forem tratados com o devido cuidado. Fique atento às nossas dicas e evite transtornos e atrasos ao solicitar um serviço!

serviços consulares

Detalhes importantes para solicitar serviços consulares

Informe-se sobre a repartição consular a ser visitada

Existem 10 Consulados do Brasil nos Estados Unidos, cada um tem uma jurisdição diferente: o estado onde se localiza e alguns estados vizinhos. Informe-se, primeiramente, sobre qual é o Consulado que atende a região onde você mora. Em seguida, informe-se sobre o Consulado em questão: a localização, os dias e horários de atendimento para o serviço que você deseja solicitar, a necessidade ou não de agendamento e outras exigências relacionadas à documentação. Tais informações estão presentes no site do Consulado e podem fazer toda a diferença para quem viaja horas para solicitar algum serviço consular. Não perca a viagem!

Escreva para o Consulado!

Caso você tenha dúvidas sobre os serviços consulares, não hesite em mandar um e-mail! Os Consulados especificam em seus sites os endereços de e-mail de cada setor (passaportes, procurações, vistos, etc). Outra opção de contato é através de mensagem pelo Facebook. Quase todos os Consulados brasileiros nos EUA já utilizam este canal de comunicação.

Forma de pagamento

Quase todos os serviços consulares requerem o pagamento de uma taxa. Deve-se atentar, porém, para o fato de que os Consulados não aceitam cash, cartão, cheques ou Money Order comprada fora do USPS. A única forma de pagamento aceita é a Money Order do US Postal Service! Portanto, compre-a com antecedência, nem sempre há um correio perto do Consulado para comprar de última hora.

Checklist

Ao verificar quais são os documentos necessários para solicitar o serviço do qual você precisa, faça uma lista e lembre-se de marcar os que você já separou. Lembre-se também de tirar xerox de todos os documentos e levá-los junto aos originais. Se houver formulários para preencher online, preencha-os também com antecedência e imprima o recibo de envio. Guarde todos os documentos e a Money Order juntos em um mesmo envelope ou pasta para não se esquecer de nenhum!

Programe-se!

Se você já sabe que precisará de algum serviço consular em breve (uma procuração para enviar ao Brasil, a renovação do seu passaporte que está prestes a expirar, etc), programe-se para ir ao Consulado sem pressa. Não deixe para a última hora! Imprevistos acontecem – o sistema do Itamaraty pode estar fora do ar, o metrô pode estar em obras, o trânsito na rodovia pode estar pesado, etc – e você pode demorar mais que o previsto para ter o seu documento em mãos. Imagine só perder uma viagem porque seu passaporte venceu e o novo não ficou pronto a tempo?

 

Tudo pronto para ir ao Consulado?

Caso precise de ajuda para solicitar serviços consulares como, por exemplo, a renovação de seu passaporte, preencha o formulário abaixo e nós ligaremos para você!

 

Veja também