Greve no Itamaraty causa impacto em serviços consulares · Despachante 55

Greve no Itamaraty causa impacto em serviços consulares

Compartilhar

Funcionários do Itamaraty, ministério chefiado por José Serra por nomeação do presidente interino Michel Temer, iniciaram hoje (22/08) uma greve por tempo indeterminado. Tanto servidores que trabalham no Brasil quanto os locados em postos no exterior aderiram ao movimento.

greve

Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), a paralisação se deve ao fracasso das negociações de reajuste salarial com o Ministério do Planejamento. O Sindicato pede equiparação salarial com outras carreiras de Estado, como policiais federais e fiscais da Receita Federal, já que, dependendo da faixa salarial, a defasagem – que existe desde 2008 – chega a 31,88%.

Suellen Paz, presidente do Sinditamaraty, disse à imprensa que a categoria está tentando, desde maio, uma reunião com o chanceler José Serra, mas ainda não obteve retorno do ministro. Paz reclama, ainda, da falta de diálogo por parte da cúpula do Itamaraty.

Atraso nos serviços consulares durante a greve

Diante do consenso entre as partes de que serviços consulares oferecidos a brasileiros no exterior são tidos como serviços essenciais, os grevistas informaram que, durante a paralisação, será mantido um efetivo de 30% em operação, como exige a legislação brasileira.

Apesar da manutenção de 30% dos servidores em atividade, é possível que a greve cause impacto na prestação dos serviços consulares. Serviços como emissão de passaportes, registros civis, assistência consular, emissão de vistos, entre outros, poderão sofrer atrasos. Caso haja urgência na necessidade de algum destes, recomenda-se que a solicitação seja feita imediatamente.

São previstas manifestações, no Brasil e no exterior, para os próximos dias.

 


Fonte:

Sinditamaraty, Notícias. Disponível em: <http://www.sinditamaraty.org.br/comunicacao/noticias/7083-acompanhe-aqui-todas-as-informacoes-sobre-a-greve>. Acesso em 22 de agosto de 2016.

Correio Braziliense, Servidores do Itamaraty iniciaram greve no Brasil e no exterior nesta segunda-feira. Disponível em: <http://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/servidores-do-itamaraty-iniciaram-greve-nesta-segunda-feira-22/>. Acesso em 22 de agosto de 2016.

Estado de Minas, Funcionários do Itamaraty prometem greve a partir de segunda-feira. Disponível em: <http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/08/19/interna_politica,795593/funcionarios-do-itamaraty-prometem-greve-a-partir-de-segunda-feira.shtml>. Acesso em 22 de agosto de 2016.

 

Veja também