Passaporte por correio: solicitações ao Consulado de San Francisco

Passaporte por correio: solicitações ao Consulado de San Francisco

Compartilhar

Usado por viajantes ou por aqueles que moram fora de seu país de origem, o passaporte é um documento imprescindível e é de extrema importância tê-lo sempre dentro da validade. Para brasileiros que moram nos Estados Unidos, já ensinamos como renovar o passaporte em um dos dez Consulados-Gerais do Brasil presentes no país.

No agitado dia-a-dia do brasileiro imigrante, no entanto, ir ao Consulado solicitar o serviço de emissão de passaporte pode ser uma tarefa difícil, especialmente se a repartição consular se localizar em outra cidade ou estado.

Você sabia que é possível solicitar a emissão de seu passaporte através dos correios? Esta modalidade de serviço é uma excelente opção para aqueles que não precisam do documento com urgência. Mas atenção: cada Consulado possui suas regras, facilidades e limitações para a emissão do passaporte por correio. No caso do Consulado de San Francisco, por exemplo, só são aceitos documentos originais.

Consulado de Atlanta

É importante também salientar que você deve fazer sua solicitação no Consulado que tem jurisdição sobre o estado onde você mora. O Consulado de San Francisco atende o Alaska, Oregon, Washington e todos os condados da California não inclusos na jurisdição de Los Angeles.

Como solicitar passaportes via correio ao Consulado de San Francisco

Caso a solicitação seja para menor de idade, o Formulário de Autorização para Concessão de Passaporte para Menores deverá ser assinado diante de um Notário Público da jurisdição do Consulado de San Francisco.

Além dos documentos igualmente exigidos no atendimento presencial, para fazer a solicitação por correio é necessário enviar também um envelope do US Postal Service do tipo “Express Mail” com tracking number já selado e auto-endereçado para o envio do novo passaporte e devolução dos documentos. Os envelopes deverão ser endereçados ao titular do documento requerido. Envie também um bilhete com seu nome completo e o número de protocolo do formulário de solicitação.

O novo passaporte será expedido no prazo de 30 dias úteis a partir da data de recebimento dos documentos pelo Consulado. O Consulado de San Francisco não se responsabiliza por eventuais atrasos ou extravios por correio.

Envie a documentação em um envelope do tipo “Express Mail” do USPS para:

Consulate General of Brazil
300 Montgomery St, suite 300
San Francisco, CA 94104

 


Fonte: Consulado-Geral do Brasil em San Francisco, Passaporte e autorizações de viagem. Disponível em: <http://saofrancisco.itamaraty.gov.br/pt-br/passaporte_e_autorizacoes_de_viagem.xml>. Acesso em 3 de outubro de 2016.

Veja também