mahjong ways 2

campingjersey

Passaporte por correio: solicitações ao Consulado de Washington

Usado por viajantes ou por aqueles que moram fora de seu país de origem, o passaporte é um documento imprescindível e é de extrema importância tê-lo sempre dentro da validade. Para brasileiros que moram nos Estados Unidos, já ensinamos como renovar o passaporte em um dos dez Consulados-Gerais do Brasil presentes no país.

No agitado dia-a-dia do brasileiro imigrante, no entanto, ir ao Consulado solicitar o serviço de emissão de passaporte pode ser uma tarefa difícil, especialmente se a repartição consular se localizar em outra cidade ou estado.

Você sabia que é possível solicitar a emissão de seu passaporte através dos correios? Esta modalidade de serviço é uma excelente opção para aqueles que não precisam do documento com urgência. Mas atenção: cada Consulado possui suas regras, facilidades e limitações para a emissão do passaporte por correio. O Consulado de Washington, por exemplo, exige um comprovante de residência para fazer a renovação do passaporte por correio.

É importante também salientar que você deve fazer sua solicitação no Consulado que tem jurisdição sobre o estado onde você mora. O Consulado de Washington abrange o District of Columbia, Delaware, Maryland, Virginia, West Virginia, Kentucky, Ohio e North Carolina.

Conheça mais sobre o passaporte brasileiro em nosso artigo completo!

Como solicitar passaportes via correio ao Consulado de Washington

Caso a solicitação seja para menor de idade, o recibo do formulário deverá ser assinado perante Notário Público por ambos os pais. O mesmo deverá ser feito no Formulário de Autorização para Concessão de Passaporte para Menores e na Autorização de Viagem contida no formulário.

Além dos documentos igualmente exigidos no atendimento presencial, para fazer a solicitação por correio é necessário enviar também:

  • Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado que esteja no nome do titular do documento solicitado

Serão aceitos documentos como Driver’s License, cópia de contrato de aluguel, contas de água, luz ou telefone, contratos de trabalho, carteira de vacinação ou de saúde, declaração de matrícula em creche, escola ou instituição de ensino, etc.

  • Um envelope do US Postal Service já selado e auto-endereçado para o envio do novo passaporte e devolução dos documentos. É importante verificar se o valor da postagem será suficiente para o envio de todos os documentos. O Consulado de Washington recomenda o “Express Mail Flat Rate” com tacking number.

O novo passaporte será expedido no prazo mínimo de 10 dias úteis a partir da data de recebimento dos documentos pelo Consulado. O Consulado não se responsabiliza por eventuais atrasos ou extravios por correio.

Envie a documentação para o seguinte endereço:

Consulate General of Brazil
1030 15th Street, NW, Suite 280W
Washington DC 20005
Att: Setor de Passaportes


Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Washington, Passaportes. Disponível em: <http://cgwashington.itamaraty.gov.br/pt-br/passaportes.xml>. Acesso em 7 de outubro de 2016.