Passaporte por correio: solicitações ao Consulado de Washington

Passaporte por correio: solicitações ao Consulado de Washington

Compartilhar

Usado por viajantes ou por aqueles que moram fora de seu país de origem, o passaporte é um documento imprescindível e é de extrema importância tê-lo sempre dentro da validade. Para brasileiros que moram nos Estados Unidos, já ensinamos como renovar o passaporte em um dos dez Consulados-Gerais do Brasil presentes no país.

No agitado dia-a-dia do brasileiro imigrante, no entanto, ir ao Consulado solicitar o serviço de emissão de passaporte pode ser uma tarefa difícil, especialmente se a repartição consular se localizar em outra cidade ou estado.

Você sabia que é possível solicitar a emissão de seu passaporte através dos correios? Esta modalidade de serviço é uma excelente opção para aqueles que não precisam do documento com urgência. Mas atenção: cada Consulado possui suas regras, facilidades e limitações para a emissão do passaporte por correio. O Consulado de Washington, por exemplo, exige um comprovante de residência para fazer a renovação do passaporte por correio.

Consulado de Atlanta

É importante também salientar que você deve fazer sua solicitação no Consulado que tem jurisdição sobre o estado onde você mora. O Consulado de Washington abrange o District of Columbia, Delaware, Maryland, Virginia, West Virginia, Kentucky, Ohio e North Carolina.

Como solicitar passaportes via correio ao Consulado de Washington

Caso a solicitação seja para menor de idade, o recibo do formulário deverá ser assinado perante Notário Público por ambos os pais. O mesmo deverá ser feito no Formulário de Autorização para Concessão de Passaporte para Menores e na Autorização de Viagem contida no formulário.

Além dos documentos igualmente exigidos no atendimento presencial, para fazer a solicitação por correio é necessário enviar também:

Serão aceitos documentos como Driver’s License, cópia de contrato de aluguel, contas de água, luz ou telefone, contratos de trabalho, carteira de vacinação ou de saúde, declaração de matrícula em creche, escola ou instituição de ensino, etc.

O novo passaporte será expedido no prazo mínimo de 10 dias úteis a partir da data de recebimento dos documentos pelo Consulado. O Consulado não se responsabiliza por eventuais atrasos ou extravios por correio.

Envie a documentação para o seguinte endereço:

Consulate General of Brazil
1030 15th Street, NW, Suite 280W
Washington DC 20005
Att: Setor de Passaportes

 


Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Washington, Passaportes. Disponível em: <http://cgwashington.itamaraty.gov.br/pt-br/passaportes.xml>. Acesso em 7 de outubro de 2016.

Veja também