mahjong ways 2

campingjersey

Serviços consulares nos EUA

Serviços consulares nos EUA: 5 dicas essenciais para brasileiros

admin

admin

Existem apenas 10 consulados representando o Brasil nos Estados Unidos – para atender uma comunidade atualmente estimada em 1,4 milhões! Vivendo no exterior é certo que em algum momento você precisará de serviços consulares. Renovação de passaporte e procurações são algumas das maiores procuras neste sentido, sem contar com regularização de situação eleitoral, carteira de matrícula consular…são mais de 30 tipos de serviços realizados diariamente nos consulados brasileiros.

É muito comum, no entanto, que a visita ao consulado torne-se uma enorme fonte de estresse – ou uma completa frustração, quando após toda a espera e um possível deslocamento se sai de lá sem soluções para as questões pretendidas. Os motivos podem ser vários: da forma de pagamento incorreta à falta de informações sobre o horário de funcionamento do consulado.

Recorrer a serviços consulares nos Estados Unidos pode se tornar uma grande empreitada: uma longa jornada ou um evento que toma proporções inesperadas – muitas vezes envolvendo familiares, amigos e vizinhos. Isso pode significar horas de viagem, dias de trabalho perdidos, rotina dos filhos alterada, dentre outros tipos de inconveniente. Pensando em tudo isso, o Despachante 55 traz para você 5 dicas seguras que vão tornar a utilização de serviços consulares simples e prática, evitando desperdício de muito tempo e dinheiro. Fique atento!

  • Dica número 1: Visite o site do consulado da sua jurisdição
    Pode parecer evidente, mas é muito comum que as pessoas confiem em resolver tudo presencialmente. Faça uma boa pesquisa e procure saber qual a documentação requerida para solicitar os serviços consulares desejados. Leia as informações com calma e providencie tudo o que for necessário nesta etapa.

 

  • Dica número 2: Money order!
    Isso mesmo, o Consulado Brasileiro, só aceita um tipo de pagamento para quaisquer serviços consulares: Money Order. A transação é feita pelos correios e, inclusive, já fizemos um post que explica de forma bem detalhada este tópico.

 

  • Dica número 3: Horário de atendimento
    Procure saber com toda a certeza o horário de atendimento do consulado que você irá visitar, e anote em algum local seguro. Muitas pessoas chegam depois do horário de atendimento, que geralmente é reduzido. Por exemplo, na quinta-feira o consulado de Nova York atende somente de 9:00 às 11:00hs!

 

  • Dica número 4: Agendamento
    É importantíssimo verificar se o seu consulado exige agendamento prévio. Um bom exemplo é o consulado Geral do Brasil em Miami, que no dia 13 de Junho deste ano começou a atender a comunidade brasileira na Flórida apenas com de agendamento prévio. Para todos os serviços consulares, agendar sua visita é imprescindível.

 

  • Dica número 5: Programe-se
    Caso você precise de serviços consulares, não deixe que a pressa te oriente e não faça nada de última hora. Procure antes todas as informações sugeridas acima. Certifique-se de todos os pontos importantes, para garantir que a visita não se transforme numa decepção – e em mais problemas. Desta forma, mesmo diante das adversidades que mencionamos – da distância à negociação com o chefe – você sairá do consulado com aquela sensação boa de dever cumprido.