Voto em Trânsito - Eleições 2018 · Despachante 55

Voto em Trânsito – Eleições 2018

Compartilhar

A partir do dia 17 de julho a 23 de agosto, estará aberto o cadastramento para o Voto em Trânsito. Você estará fora do seu município eleitoral no dia das eleições? O eleitor poderá votar em outra seção eleitoral. Basta que seja uma capital ou que o município escolhido tenha mais de 100 mil eleitores. Mas atenção: o voto em trânsito aplica-se apenas aos eleitores que estiverem no Brasil no dia das votações no primeiro e segundo turnos.

Voto em trânsito

Com o voto em trânsito, o eleitor solicita a transferência temporária do título para o local e seção eleitoral desejados, podendo votar mesmo estando fora do seu domicílio eleitoral. Após as eleições, o título volta novamente para o local original de votação.

O eleitor que mesmo com o voto em trânsito não puder comparecer à seção eleitoral, deve justificar sua ausência em qualquer seção eleitoral, exceto no município indicado por ele no requerimento da habilitação do voto em trânsito.

Caso você esteja no Brasil no período das eleições, não transferiu o título para os Estados Unidos e não sabe qual é o seu local de votação, basta conferir no site do TRE, em qualquer dos links abaixo:

Consulte os locais onde haverá voto em trânsito

Como solicitar o voto em trânsito

Eleições 2018 - Voto em Trânsito

Foto: Por José Cruz – AgenciaBrasil, CC BY 3.0 br, Hiperligação

O eleitor deverá comparecer a qualquer cartório eleitoral no Brasil, até dia 23 de agosto, apresentar um documento oficial com foto e indicar o local onde pretende registrar seu voto. Cidadãos que não estiverem com a situação regular no Cadastro Eleitoral em dia não poderão votar em trânsito. Caso você não saiba como está a situação do seu título, poderá consultar gratuitamente no site do TSE.

Calendário eleitoral

Fique atento ao Calendário das Eleições 2018. Preparamos um post com as principais datas referentes ao período eleitoral, principalmente para aqueles que residem no exterior.

 

Veja também