9 de maio deste ano foi a data limite para solicitar a transferência do seu título de eleitor para os EUA (falamos disto aqui). Todos os anos, porém, muitas pessoas transferem seus títulos e, por algum motivo – esquecimento, falta de tempo ou falta de disponibilidade para viajar para outro estado -, não vão ao Consulado para buscarem seus títulos de eleitor com o novo local de votação.
A boa notícia é que, a partir destas eleições, você não precisará mais do seu título de papel para votar no exterior. Foi lançado em dezembro do ano passado o e-Título, aplicativo que pode ser baixado no seu smartphone ou tablet (Android ou iOS) e apresentado no local de votação substituindo o antigo documento. E tem mais: o e-Título também indica o endereço do seu local de votação, certidão de quitação eleitoral e certidão criminal. Prático, não?
Para utilizar o e-Título, você precisará das seguintes informações:
- seu nome completo;
- data de nascimento;
- nome da sua mãe;
- nome do seu pai;
- número do seu título de eleitor.
Não sabe o número do seu título? Clique aqui.
Passo-a-passo para configurar o e-Título
- Baixe o aplicativo na App Store ou Play Store:
- Insira as informações citadas acima na tela inicial e clique em acessar:
- Pronto! Você já tem o seu título digital e já está pronto para o dia da votação.
Atenção: caso a situação do eleitor estiver irregular, o aplicativo não permite a utilização do e-Título. Nesse caso, deve-se procurar o cartório eleitoral mais próximo para maiores informações. Você verá este erro:
Para mais informações, acesse o site oficial do TSE.
Uma ótima eleição a todos!