Justificativa Eleitoral: descubra como proceder e regularize a sua situação!

Não conseguiu votar? Descubra como fazer a sua Justificativa Eleitoral!

Compartilhar

Não conseguiu votar nestas eleições? Então você deverá justificar o seu voto! Este vídeo esclarece todo o procedimento de como fazer a Justificativa Eleitoral!

Antes de tudo, é importante saber que não é possível resolver esta questão nos consulados: eles não aceitam justificativa eleitoral! Para começar, todo o processo é diferente se o eleitor pediu a transferência do título para os Estados Unidos ou se ainda está inscrito no Brasil.

Justificativa Eleitoral: eleitores inscritos nos Estados Unidos

O eleitor que transferiu o seu título para os EUA deverá fazer a justificativa através do site do TSE. Você deverá preencher o formulário eletrônico e anexar cópias digitalizadas dos seus documentos pessoais e dos documentos que comprovem a impossibilidade do comparecimento nas urnas, como por exemplo um atestado médico ou uma passagem aérea.

Justificativa Eleitoral: eleitores inscritos no Brasil

Se você é um eleitor que ainda tem o seu título inscrito no Brasil, procure o cartório eleitoral da sua cidade para saber qual será o procedimento. Alguns estados aceitam a justificativa eleitoral online, enquanto em outros a justificativa pode ser feita apenas através dos correios. Nos dois tipos de situação, a aprovação da justificativa ficará a critério do juiz eleitoral – você pode acompanhar o processo através do site do TSE.

Atenção: não se esqueça das datas-limite para a justificativa eleitoral! Para justificar a ausência no primeiro turno o prazo vai até dia 6 de dezembro, e para o segundo pode-se justificar até o dia 27 de dezembro. Lembrando que ficar sem votar por três turnos consecutivos acarreta consequências graves: inscrição eleitoral cancelada e CPF suspenso, assunto melhor abordado neste outro post. Para quem ainda não fez a transferência do título para os Estados Unidos, esta é um ótima oportunidade para regularizar a situação eleitoral! A partir do dia 5 de novembro é possível fazer o procedimento, basta entrar no site do consulado de sua jurisdição e verificar as informações e requerimentos.

Acompanhe o canal no Youtube.

Veja também