mahjong ways 2

campingjersey

Os 4 erros mais comuns na hora de renovar o seu passaporte

Nina Goulart

Nina Goulart

Se você mora nos Estados Unidos, mais cedo ou mais tarde precisará renovar o seu passaporte brasileiro em algum dos 10 consulados do país. Esta semana o canal Janela 1 trouxe os 4 erros mais recorrentes neste processo, alguns dos obstáculos mais comuns para a emissão do novo documento. Vale a pena conhecer e evitar dores de cabeça na hora de visitar o consulado!

1. Não checar o site do consulado

O primeiro passo para começar o processo vale para qualquer serviço consular: visitar o site do consulado de sua jurisdição. Lá você encontrará todos os dados necessários para efetuar o requerimento com sucesso, desde o agendamento, caso seja necessário, até a lista de documentos necessários para o procedimento. Lá você encontrará detalhes burocráticos e também informações básicas, como a localização e o horário de funcionamento. Em outras fontes estas informações podem estar incorretas ou desatualizadas! Por exemplo, checando o site você pode descobrir que o consulado não funcionará em determinado período e este detalhe de precaução poderá poupar um deslocamento desnecessário!

2. Não levar o recibo de entrega de requerimento

O segundo erro bastante frequente é aquela situação em que a pessoa vai ao consulado e não leva consigo uma versão impressa do recibo de entrega de requerimento, a ser preenchido online, com antecedência. O formulário é obrigatório e pode ser confundido com o agendamento por um solicitante menos atento. É importante se certificar de que as informações preenchidas estejam corretas, uma vez que serão as impressas no passaporte.

3. Forma de pagamento equivocada

Não se esqueça que Money Order é a única forma admissível de pagamento para a renovação do seu passaporte brasileiro! Os consulados brasileiros nos EUA só aceitam Money Order dos correios norte-americanos, ou seja, USPS.

4. Confiar em instruções erradas

Mesmo com a melhor das intenções, as pessoas podem acabar reproduzindo informações equivocadas e, principalmente, desatualizadas, sobre o procedimento e sobre o consulado. É muito comum que ocorram mudanças dentro da burocracia, e até mesmo no endereço ou no horário de funcionamento – lembrando mais uma vez que o consulado pode até mesmo estar provisoriamente fechado.

Renovar o seu passaporte pode ser mais simples

A nossa primeira dica para este e qualquer procedimento consular é sempre esta: visite o site do consulado! Às vezes os sites podem ser confusos ou de difícil navegação, mas se você dedicar este tempo e atenção ao planejamento pode evitar diversos tipos de prejuízo e desgaste. Se precisar de ajudar para renovar o seu passaporte brasileiro, é só entrar em contato conosco através do formulário abaixo. Acompanhe o nosso blog e o canal Janela 1 para continuar conhecendo mais sobre o funcionamento dos consulados brasileiros nos Estados Unidos!

Homem segurando passaporte