Renovar o passaporte: preciso estar com o meu título em dia?

Preciso estar com o título eleitoral em dia para renovar o passaporte?

Compartilhar

Renovar o passaporte pode gerar diversas dúvidas, e esta é uma das perguntas mais frequentes na comunidade brasileira aqui nos Estados Unidos. Por isso, o Canal Janela 1 fez um vídeo especialmente para respondê-la:

Como mencionado no post da semana passada, foi graças à Lei nº 13.165 de 2015 que a apresentação da documentação eleitoral na emissão de passaporte tornou-se formalmente desnecessária. Em quase todos os estados da federação, o cidadão não precisa mais estar em dia com as obrigações ou apresentar comprovante de quitação com as obrigações eleitorais para que seu passaporte seja emitido, caso o brasileiro requeira o documento de viagem para identificação ou retorno ao Brasil.

Também já pontuamos que, apesar disso, a obrigatoriedade continua nas jurisdições de três dos consulados! Os Consulados Brasileiros em Chicago, Atlanta e São Francisco decidiram manter como imprescindível a comprovação de situação eleitoral regular para que se emita ou renove passaportes.

Esta informação é valiosíssima para quem vive nestes locais, considerando que a jurisdição abrange diversos estados. Como regularizar o título é um serviço que só pode ser feito pessoalmente e muitos cidadãos moram longe do Consulado, renovar o passaporte pode acabar sendo mais difícil – ou pelo menos demandar mais tempo – do que se esperava.

Portanto, lembre-se sempre de conferir as regras de cada consulado antes de começar qualquer processo para requisitar serviços. Aproveite para conferir aqui a sua jurisdição consular e para se inscrever no Canal Janela 1 e ficar a par de tudo sobre serviços consulares!

O que você quer fazer hoje?

Consulados Itinerantes

Encontre os Consulados Itinerantes previstos nos Estados Unidos.

Consulado itinerante em Denver, Colorado

Valley View Church of God, 4390 S Lowell Blvd, Englewood, CO 80110

07/12/2019

Detalhes
Registros de nascimento, casamento e óbito; título de eleitor e alistamento militar; atestados de vida e residência; autenticação de assinatura; autorização de viagem; procurações.

Confira seus documentos antes de solicitar seu novo passaporte

Veja também