CPF irregular? Saiba como regularizar a sua situação

Precisa regularizar o seu CPF? Entenda cada passo do processo

Compartilhar

Você sabe se o seu CPF está em situação regular? Neste post trazemos um vídeo dedicado a ajudar com as questões relacionadas a este documento, tão crucial para o cidadão brasileiro – incluindo os que moram nos EUA!

O CPF é um documento imprescindível para o brasileiro que mora no exterior e precisa de movimentar contas no Brasil, receber heranças, comprar ou vender imóveis. No entanto, muitos se esquecem destas questões e pensam no documento apenas ao se confrontarem com o problema e descobrirem que estão em situação irregular. Isso pode se tornar um obstáculo para projetos pessoais e profissionais, visto que a regularização feita através do Consulado pode demorar até 80 dias para ser efetivada.

Na maioria dos casos, o CPF está suspenso por questões relativas à Justiça Eleitoral: geralmente por não ter votado e também não ter justificado a ausência nas eleições. Caso esta seja a sua situação, o primeiro passo é regularizar a sua situação eleitoral!

O próximo passo será preencher o formulário eletrônico no site da Receita Federal, imprimi-lo e entregar no Consulado brasileiro da sua jurisdição no prazo de 15 dias. Se você perder este prazo, deverá preencher o formulário novamente. Junto ao formulário, é necessário levar ao Consulado os seguintes documentos originais e cópias:

Não se esqueça de verificar no site do Consulado da sua jurisdição se há necessidade de agendamento para o serviço!

O Canal Janela 1 e o Despachante 55 trazem informações semanais sobre questões consulares e outros assuntos interessantes para a comunidade brasileira nos EUA. Fique sempre a par das novidades acompanhando as nossas redes sociais!


O que você quer fazer hoje?

Consulados Itinerantes

Encontre os Consulados Itinerantes previstos nos Estados Unidos.

Consulado itinerante em Denver, Colorado

Valley View Church of God, 4390 S Lowell Blvd, Englewood, CO 80110

07/12/2019

Detalhes
Registros de nascimento, casamento e óbito; título de eleitor e alistamento militar; atestados de vida e residência; autenticação de assinatura; autorização de viagem; procurações.

Confira seus documentos antes de solicitar seu novo passaporte

Veja também