As 3 maiores dificuldades na hora de solicitar um serviço no Consulado BR

As 3 maiores dificuldades na hora de solicitar serviços nos Consulados brasileiros

Compartilhar

Qual a sua principal dificuldade na hora de solicitar um serviço no Consulado brasileiro?

Serviços nos Consulados Brasileiros

O dia de trabalho perdido e todos os outros gastos.

A falta de informação sobre a documentação e os procedimentos necessários.

A distância entre sua casa e o Consulado que atende sua região.

Ou todas as respostas anteriores?

Muitos de nós, brasileiros que moramos aqui nos Estados Unidos, já vivenciamos uma experiência de ter que enfrentar aquela jornada de comparecer ao Consulado para resolver uma renovação de passaporte, procuração, regularização do título de eleitor ou aquela autorização de viagem para o seu filho ou filha que está com a viagem programada de férias para passear no Brasil, certo? 

Para algumas pessoas pode ser que isso não seja um grande problema, mas a maioria dos brasileiros enfrentam vários obstáculos para conseguir solicitar um serviço em algum dos 10 Consulados brasileiros aqui nos Estados Unidos. Será que você se identifica com alguns desses problemas? 

Vamos começar com as dificuldades que podem mexer com o seu bolso:

Uma grande parte da comunidade brasileira que trabalha nos Estados Unidos recebe por dia trabalhado, mesmo se esse não for o seu caso você precisará se preparar para bater um papo com o chefe para combinar o melhor dia para agendar a sua ausência no trabalho.. Além de não receber um dia de trabalho, tem os custos de transporte para ir ao Consulado, pagamento das taxas consulares e alimentação, por exemplo. 

Isso é um problema para você?

Preparar a documentação

Para outras pessoas a principal dificuldade pode ser outra: preparar a documentação.

Depois de um longo dia de trabalho ler com atenção todas as informações,separar a documentação exigida pelo Consulado e preencher formulários para solicitar um serviço pode ser um empecilho para quem está sem tempo ou cansado. 

Enfrentar as limitações com a tecnologia também pode ser um problema para algumas pessoas. Não é difícil se perder com tanta informação que encontramos na internet, não é mesmo? Só de imaginar que todo o esforço pode ir por água abaixo por causa de alguma informação errada já bate aquela insegurança sobre aquela dúvida que não foi solucionada com as informações que estão disponíveis no site.

Distância entre sua casa e o Consulado

E, por último, mas não menos importante:  a dificuldade das pessoas que vivem longe do Consulado brasileiro.

Programar uma viagem de carro, viajar por 5 ou até 10 horas, comprar passagem de avião,reservar um hotel para chegar um dia antes da visita, combinar com uma amiga para ficar com as crianças e mais uma lista enorme de problemas para quem está distante do Consulado da sua região.

Todos esses cenários fazem parte da jornada das pessoas que encontram a distância como a maior dificuldade na hora de lidar com sua documentação brasileira nos Estados Unidos. 

O estado da Flórida, por exemplo, tem muitos brasileiros que vivem mais ao Norte do Estado  — como em Orlando e região — mas o Consulado brasileiro está em Miami, no sul da Flórida. Esse percurso pode levar mais de 10 horas de deslocamento, ida e volta. 

As dificuldades na hora de solicitar um serviço no Consulado brasileiro são várias: o tempo, o dinheiro, o cansaço. Você pode ter se identificado com algumas das situações citadas no texto, com todas elas, um pouquinho de cada ou até mesmo a sua dificuldade foi outra. 

Cada um tem uma experiência com o serviço Consular aqui nos Estados Unidos. Qual foi a sua experiência? Conta aí vai!

Se você não quer passar por nenhuma dessas dificuldades, assine nossa newsletter (é só preencher o formulário abaixo) e receba informações atualizadas sobre documentação brasileira nos Estados Unidos.

Veja também