5 Dicas de como tirar foto dos documentos para renovar o passaporte · Despachante 55

5 Dicas de como tirar foto dos documentos para renovar o passaporte

Compartilhar

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum que processos burocráticos tenham alguma fase digital ou até sejam feitos inteiramente pela internet. Para renovar o passaporte brasileiro, por exemplo, é exigida a digitalização dos documentos originais para dar início ao requerimento. Acontece que a maioria das pessoas não tem um scanner ou uma impressora multifuncional em casa, certo?

Neste post iremos dar 5 dicas de como tirar fotos dos seus documentos originais usando apenas o seu celular

1 – Iluminação

Erro comum: deixar que o celular forme sombras ou que a luz excessiva e os reflexos prejudiquem a leitura do documento.

Dica: procurar um ambiente iluminado o suficiente e posicionar a câmera do celular de maneira que as sombras não fiquem sobre o documento e sim ao redor dele. No caso de documentos plastificados (RG e passaporte, por exemplo) o flash deve ser desligado para não deixar reflexos na imagem.

2 – Posição

Erro comum: as pessoas costumam deixar o celular ou o documento inclinado, causando distorção na proporção da imagem, o que prejudica sua leitura.

Dica: deixar o documento em uma superfície plana e usar a câmera em uma posição paralela ao documento, facilitando a captura da imagem.

3 – Foco

Erro comum: tirar a foto de forma apressada costuma prejudicar o foco da fotografia, o que as vezes inviabiliza a leitura dos dados nele contidos.

Dica: para obter um foco adequado com sua câmera, uma dica é deixar seu aparelho imóvel por alguns segundos. Caso o foco da câmera do seu celular não seja automático, um toque na tela costuma ser suficiente para estabilizar a imagem.

4 – Enquadramento

Erro comum: fotografar o documento de muito longe ou de muito perto.

Dica: a distância ideal vai depender do tamanho do documento. O importante aqui é que a câmera não esteja próxima demais a ponto de cortar partes do documento, nem longe demais impedindo a compreensão do conteúdo.

5 – Documentos frente e verso

Erro comum: é comum esquecer que o verso de alguns documentos (RG, CNH, Documento Militar, etc.) também contém informações importantes.

Dica: na dúvida sempre tire foto dos dois lados do documento.

Pronto! Agora você já sabe a forma ideal de fotografar seus documentos com o celular sem precisar baixar um aplicativo, nem ser um expert da fotografia.

Se você gostou dessas dicas, preencha o formulário abaixo e receba mais informações como essa e notícias sobre os Consulados brasileiros nos Estados Unidos.

Veja também