Por quanto tempo é válido o passaporte brasileiro? · Despachante 55

Por quanto tempo é válido o passaporte brasileiro?

Compartilhar

O passaporte brasileiro passou por mudanças importantes nos últimos 5 anos. Além dos vários itens de segurança instalados – para aumentar a segurança das informações e acelerar a passagem nos processos migratórios de outros países – o passaporte brasileiro passou a ser ser emitido pelos Consulados brasileiros, com  algumas mudanças significativas. 

O passaporte brasileiro, por exemplo, passou por uma alteração estética que dividiu opiniões quando anunciada. Em 2019, o  brasão da República voltou a estampar a capa do passaporte, em substituição ao antigo padrão com modelo de identificação do Mercosul. Algumas pessoas gostaram da mudança, mas outros gostavam mais do modelo antigo.

Diferentemente da mudança feita em 2019, quatro anos antes houve uma mudança que agradou muito a comunidade brasileira no exterior, em geral: o tempo de validade do passaporte brasileiro para adultos dobrou!

No entanto, em algumas situações, como passaporte para menores de 18 anos ou casos de extravio do passaporte, por exemplo, há prazos de validade específicos. Vamos explicar isso melhor a seguir.

Todos os passaportes possuem o mesmo prazo de validade?

Não. Acontece que o prazo de validade do passaporte brasileiro  varia de acordo com a idade do cidadão. Vamos explicar isso dividindo em 3 grupos: o primeiro grupo é das pessoas de 0 a 3 anos de idade. O outro, de pessoas de 4 a 17 anos. E o terceiro grupo os maiores de 18 anos. 

As crianças que estão no primeiro grupo, irão seguir uma regra de validade do passaporte de acordo com os primeiros anos de vida. A validade do passaporte será assim:

crianças com até 1 ano de idade: validade de 1 ano;

crianças de 1 a 2 anos de idade: validade de 2 anos;

crianças de 2 a 3 anos de idade: validade de 3 anos;

É bom lembrar que você também pode optar em colocar as informações sobre autorização de viagem impressa no passaporte. A validade da autorização de viagem está diretamente ligada ao prazo de vencimento do passaporte.

Para o segundo grupo, o prazo de validade do passaporte será o mesmo. Pessoas de 4 a 17 anos de idade terão o passaporte válido por 5 anos. Assim, como no grupo anterior é possível inserir as informações sobre a autorização de viagem. E uma boa opção para os pais, é optar pela autorização de viagem desacompanhado. Assim, o seu filho pode viajar sozinho ou com qualquer pessoa, se for o caso.

E o último grupo de pessoas é o dos maiores de 18 anos. Este grupo foi o mais beneficiado com o prazo de validade do passaporte, que passou de 5 para 10 anos. Essa mudança foi muito boa, já que muitos vistos para outros países também são concedidos com o mesmo prazo de 10 anos. Com isso, porém, o preço do passaporte aumentou também passando de $80 dólares para $120 dólares.

E aí, achou uma boa pagar um pouco mais caro para ter o dobro de prazo de validade?

Além da idade do cidadão, algumas situações podem reduzir o prazo de validade do passaporte, mesmo para pessoas com mais de 18 anos. Vou dar um exemplo:

Imagine que o seu passaporte atual esteja válido e, no momento da renovação, o passaporte não seja apresentado porque você perdeu o documento ou foi roubado. Neste caso, a validade do novo passaporte será de até 4 anos. Além disso, em casos de extravios reincidentes, a validade pode ser inferior a 4 anos, podendo chegar a 6 meses em alguns casos.

Agora você já sabe tudo sobre os diferentes prazos de validade do passaporte brasileiro. E o seu passaporte, quando vence?

Se você quiser receber um aviso quando ele estiver próximo da data de expiração, clique AQUI, verifique a data de validade do seu documento e nós te enviamos um lembrete para que você possa providenciar a renovação do seu passaporte brasileiro com calma.

Caso esteja vencido ou próximo da data de vencimento, nós podemos ajudar você também. Veja as informações sobre a nossa assessoria clicando no link a seguir: Renovação de Passaporte – Despachante 55.

Veja também