3 maneiras diferentes de enviar dinheiro para o Brasil · Despachante 55

3 maneiras diferentes de enviar dinheiro para o Brasil

Compartilhar

Quase todos os brasileiros que moram nos Estados Unidos já precisaram ou precisam frequentemente de transferir dinheiro para o Brasil. Com o dólar em alta, apesar da crise causada pelo COVID-19, algumas pessoas passaram a enviar ainda mais dinheiro para seus familiares, é o que diz a reportagem da CNN sobre o assunto.

No entanto, toda vez que precisamos fazer uma transação internacional podem surgir dúvidas sobre qual empresa e qual tipo de procedimento escolher. Existem três principais maneiras de enviar dinheiro para o Brasil: as transferências bancárias internacionais (mais conhecidas como o Wire Transfer); transferências por meio de aplicativos (como o Paypal) ou transferências feitas por estabelecimentos brasileiros nos Estados Unidos.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles a seguir.

Fazer uma transferência internacional (Wire Transfer)

Sem dúvidas, uma das maneiras mais seguras e tradicionais de enviar dinheiro para o Brasil é ir ao seu banco e solicitar ao gerente que faça uma “Wire Transfer”, ou seja, uma transferência de valores entre bancos diferentes, nesse caso um nos EUA e outro no Brasil.

Essa forma é recomendada principalmente para transferência de valores mais altos pela segurança que oferece, porém as taxas de envio são as mais caras entre as três opções que iremos apresentar aqui. A taxa de serviço varia de banco para banco, mas além dela serão cobrados, pelo menos, a taxa swift, o IOF e a taxa de câmbio.

Enviar dinheiro ao Brasil por sites e aplicativos

Nos dias de hoje, sites e aplicativos são ideais para quem busca resolver todo tipo de problema com praticidade. O envio de dinheiro para o Brasil pela internet é, com certeza, a forma mais fácil de fazer esse tipo de transação. Empresas como Paypal, Remessa online, Western Union e Transfer Wise prestam esse serviço para muitos brasileiros e cada uma delas tem taxas e prazos diferentes entre si. 

Mas é preciso ter cuidado. Com as novas tecnologias, surgem também os novos golpes e você não vai querer cair em um quando for transferir seu dinheiro suado para seus familiares no Brasil, certo? Frequentemente ouvimos relatos de pessoas que oferecem o serviço no Facebook ou no WhatsApp, prometem depositar o dinheiro no Brasil e depois somem.

Para usufruir de toda comodidade dos aplicativos e sites que fazem o envio de dinheiro para o Brasil esteja atento às avaliações da empresa em suas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. Se tiver alguma desconfiança você ainda pode fazer um teste enviando um valor mínimo antes de fazer a transferência que deseja.

Ir a algum estabelecimento brasileiro que faça transferência para o Brasil

Essa opção é para quem gosta de unir o útil ao agradável. Algumas pessoas não sabem, mas nos Estados Unidos há alguns estabelecimentos brasileiros que, além de vender produtos do Brasil, prestam o serviço de transferência de dinheiro para contas do país. Um exemplo é o Supermercado Rio Bonito, em Nova York. 

A parte legal é que você pode enviar dinheiro para o Brasil (por uma taxa média de US$ 5,00) e, no mesmo dia, matar a saudade de algum produto brasileiro como picanha, pão de queijo, Guaraná Antártica e por aí vai. A parte ruim é que nem sempre vai ter um estabelecimento como esse perto da sua casa.

Afinal, qual é a melhor forma de enviar dinheiro para o Brasil?

Essas são as três maneiras mais comuns para enviar dinheiro para o Brasil e cada uma tem suas vantagens e desvantagens, claro. Para encontrar a mais adequada para você é importante avaliar suas prioridades, os custos do serviço para o valor que deseja enviar e, sempre, a credibilidade da empresa que oferece o serviço.

Se você, por exemplo, prefere resolver as coisas pessoalmente talvez o ideal seja ir a um supermercado brasileiro. Mas se sente mais segurança fazendo a transação no seu banco, pode valer a pena pagar um pouco mais caro pela tranquilidade. Ou pode ser que o principal para você é a praticidade e comodidade, então escolha uma opção on-line.

Ou seja, a melhor maneira é a que te deixar mais confortável! E aí, qual das três te agradou mais?

Se você achou essa informação útil, preencha seus dados no formulário abaixo e receba mais conteúdos como esses!

Referências:

Company Combo. Como transferir dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil?. Disponível em: <https://companycombo.com/faq/como-transferir-dinheiro-dos-estados-unidos-para-o-brasil/#:~:text=Um%20dos%20jeitos%20mais%20tradicionais,ag%C3%AAncias%20do%20Banco%20do%20Brasil.> Acesso em: 06 jul. 2020.

Euro Dicas. Enviar dinheiro para o Brasil: confira as melhores formas Disponível em: <https://www.eurodicas.com.br/enviar-dinheiro-para-o-brasil/> Acesso em: 06 jul. 2020.

NAKAGAWA, Fernando. Remessa dispara e brasileiro no exterior já manda US$ 358 mil por hora à família. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/06/11/remessa-dispara-e-brasileiro-no-exterior-ja-manda-us-358-mil-por-hora-a-familia> Acesso em: 06 jul. 2020.

Transfer Wise. Wire transfer: o que é, como funciona e quanto custa. Disponível em: <https://transferwise.com/br/blog/wire-transfer> Acesso em: 06 jul. 2020.

Veja também