mahjong ways 2

campingjersey

Quitação eleitoral para renovar o passaporte

Lohana Mathia

Lohana Mathia

Muitos brasileiros que moram nos Estados Unidos, têm alguma pendência eleitoral por não ter conseguido transferir o título ou por ter dificuldades na hora de ir votar. Mas o que nem todo mundo sabe é que, exceto no Consulado de Houston, em todos os Consulados brasileiros você vai precisar de um documento eleitoral renovar seu passaporte brasileiro.

Se você ainda não sabe se seu título está irregular

Você não sabe se seu título está irregular ou não? Basta tentar emitir a certidão de quitação eleitoral clicando AQUI. Se a certidão for emitida você está no grupo de pessoas que não precisa ler esse post até o final, mas guarde o link dele (é bem provável que algum conhecido seu esteja precisando).

Caso sua certidão não seja emitida, continue lendo esse post e confira o passo a passo para cada situação.

Sem quitação eleitoral, nos Consulados de: Boston, Los Angeles ou São Francisco

Em todos os Consulados brasileiros nos Estados Unidos, exceto Houston é solicitado algum documento que comprove a quitação eleitoral. Entretanto, nos Consulados listados acima, é oferecida a alternativa de apresentar uma declaração de que está ciente da obrigação de regularizar o título assim que for possível. Essa declaração substitui a quitação eleitoral nesses Consulados e pode ser útil quando você não pode esperar pela quitação eleitoral para renovar seu passaporte.

Veja como encontrar essa declaração:

Passo 1: Antes de tudo, entre no site do Consulado que atende sua região, se você não sabe qual é o site, clique no link a seguir: Consulados do Brasil nos EUA.

Passo 2: Em seguida, localize na seção dos documentos necessários para renovar o passaporte brasileiro a parte de documento que comprove a quitação eleitoral (ou expressões correspondentes). O link para abrir a declaração deve ficar no final dessa parte.

Passo 3: Imprima o documento, preencha corretamente e assine no campo de assinatura. A assinatura deve ser igual a do passaporte.

Passo 4: Por fim, apresente a declaração assinada (pessoalmente ou por correio) para substituir a comprovação eleitoral.

Dica bônus: Na declaração você se compromete a resolver sua situação eleitoral, então não deixe de regularizar o seu título assim que for possível. Até porque A quitação eleitoral pode ser exigida em outras ocasiões. Algumas pessoas não conseguem emitir uma procuração ou receber uma herança porque o CPF foi suspenso em decorrência da pendência eleitoral, por exemplo.

Sem quitação eleitoral, nos Consulados de: Atlanta, Chicago, Hartford, Miami, Nova York ou Washington

Atualmente, nos Consulados brasileiros citados acima, é exigida a quitação eleitoral de todos os cidadãos com idades entre 18 e 70 anos para renovar o passaporte. Sem a quitação eleitoral não é possível renovar o passaporte.

Como conseguir a quitação eleitoral

Independente da sua situação eleitoral, o processo é sempre o mesmo. E a boa notícia é que atualmente esse processo pode ser feito sem sair de casa, tudo pela internet.

Agora, veja o passo a passo para conseguir sua quitação eleitoral:

Passo 1: Entre no a aba eleitor no exterior do portal do TSE e clique em iniciar requerimento;

Passo 2: Preencha com seus dados e insira os documentos exigidos;

Passo 3: Se você tiver alguma multa eleitoral pendente, o sistema fornecerá a GRU (Guia de Recolhimento da União). A GRU deve ser paga por meio de uma conta no Banco do Brasil e o comprovante deve ser anexado ao processo;

Passo 4: Depois de completar o requerimento, imprima o protocolo e acompanhe sua solicitação. O prazo de regularização varia entre 1 a 2 meses;

Passo 5: Quando na situação do protocolo constar Requerimento Aceito, clique no link a seguir e emita sua quitação eleitoral.

Dica bônus: os sistemas vinculados ao portal do TSE podem apresentar falhas e instabilidades, especialmente nas datas próximas ao fechamento do cadastro eleitoral e às eleições. Tenha paciência e continue tentando.

Homem segurando passaporte