Saiba como regularizar seu CPF pela internet · Despachante 55

Saiba como regularizar seu CPF pela internet

Compartilhar

Você sabia que agora é possível regularizar seu CPF pela internet? Veja o post abaixo e saiba mais sobre essa novidade:

O CPF é um número de 11 dígitos que a Receita Federal fornece para identificar cada contribuinte. Podem pedir seu CPF para abrir contas bancárias, fazer procurações, receber heranças, fazer empréstimos, participar de concursos públicos e em várias outras situações. Mas é importante ressaltar: além de saber o número do CPF, é preciso regularizar o cadastro, caso algo esteja errado.

Situações cadastrais do CPF

Antes de mais nada, é importante fazer uma rápida consulta de situação cadastral, no site da Receita Federal, só assim é possível saber qual é o status do cadastro. Veja os possíveis resultados a seguir:

Como regularizar o CPF pela internet?

Em primeiro lugar, para regularizar o CPF pela internet é preciso investigar o motivo do cadastro estar irregular. Dividimos esses motivos em dois grandes grupos: quem tem pendências eleitorais e quem não tem pendências eleitorais. Veja mais detalhes abaixo:

Para quem tem pendências eleitorais:

Na grande maioria das vezes, o CPF é suspenso porque o título eleitoral está cancelado. Nesse caso, primeiro deve ser providenciada a regularização eleitoral, para depois solicitar a regularização do CPF. Atualmente, você pode solicitar, tanto a regularização do título quanto a regularização do CPF pela internet. Ou seja, você provavelmente não precisará comparecer ao Consulado ou pedir ajuda para alguém no Brasil.

Depois de regularizar o título, você deve fazer os passos a seguir:

Para quem não tem pendências eleitorais:

Por fim, se cadastro eleitoral está ok e mesmo assim o CPF está irregular, o ideal é entrar em contato com a Receita Federal – pelo e-mail cpf.residente.exterior@rfb.gov.br – questionando qual é a pendência e o que você precisa fazer para regularizar o cadastro. Na maioria das vezes, você vai precisar fazer a mesma coisa que quem tem pendências eleitorais, mas a Receita Federal pode pedir algum comprovante ou documento a mais.

Se você precisa regularizar seu CPF, mas seu título está irregular clique aqui e veja o passo a passo para regularizar seu título.

Fontes:

https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/atos-cadastrais/regularizacao-do-cpf

https://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf/servicos-para-residentes-no-exterior

Veja também