mahjong ways 2

campingjersey

Fiz a regularização do meu título, e agora?

Sempre que possível falamos da necessidade de manter o título de eleitor regular e estar sempre em dia com a justiça eleitoral, certo? Seja para ter o direito de renovar o passaporte, seja para regularizar o CPF, estar com o título eleitoral em dia é uma obrigação de todo cidadão brasileiro com entre 18 e 70 anos. Até aí nenhuma novidade, mas você conhece o e-título?

Muitos de nossos leitores providenciam a regularização eleitoral, mas ficam com a mesma dúvida no final do processo: fiz a regularização do meu título, vou receber um novo documento? Já adianto que a resposta é NÃO, agora veja o porquê:

Atualmente, o Título de Eleitor é um documento digital. Isso significa que aquele papelzinho verde que recebíamos no Tribunal Regional Eleitoral não é mais emitido. Ou seja, você até pode guardar seu título impresso para ter o número do documento, mas não é obrigado a apresentá-lo em nenhuma situação.

No lugar do Título de Eleitor impresso, a Justiça eleitoral criou o E-título. O E-título é um aplicativo onde podem ser encontradas todas as informações eleitorais de um cidadão. Para acessar o aplicativo, o eleitor deve fazer o seguinte:

  • Entre na loja de aplicativos do seu celular (Android ou IOS) e baixe o E-titulo;
  • Acesse o aplicativo utilizando seus dados;
  • Confirme os dados solicitados pelo aplicativo;
  • Crie uma senha.

Após a criação da senha o aplicativo está pronto para ser usado e substituir o título de eleitor impresso para todos os efeitos.

No dia da votação, o eleitor deve levar o celular com o aplicativo instalado, mostrar o título digital e apresentar um documento de identificação válido (como o passaporte brasileiro). O e-título também mostra o local de votação, permite a emissão de comprovantes e certidões e pode ser usado para justificar a ausência nas eleições.

Se na verdade você precisa regularizar o seu título, clique AQUI e veja como consultar sua situação eleitoral.