mahjong ways 2

campingjersey

Saiba como regularizar seu título online

Você sabia que agora é possível regularizar seu título de eleitor online?

Até 2019, para regularizar, transferir ou fazer o primeiro título eleitoral era obrigatório o comparecimento no Consulado brasileiro. Entretanto o TSE liberou o serviço de regularização do título de eleitor online no portal do eleitor do exterior. Essa mudança aconteceu em dezembro de 2020, após a reabertura do cadastro eleitoral.

Sabemos que muitos dos brasileiros que moram no exterior ficam com seus títulos de eleitor irregulares. Até que precisam dele para alguma coisa, como regularizar o CPF ou renovar o passaporte. Então, a possibilidade de fazer o processo online é uma oportunidade de fazer a regularização sem sair de casa.

Antes de mais nada, verifique aqui qual é a sua situação eleitoral. Se estiver irregular, volte aqui e leia esse post até o final.

Agora que você já conferiu sua situação, eu vou ensinar como você pode regularizar seu título online. Veja abaixo!

Documentos exigidos

Para regularizar seu título pela internet, você não vai precisar de muita coisa, apenas dos documentos a seguir:

  • Número do CPF ou do Título de Eleitor (se tiver);
  • Documento de identificação brasileiro;
  • Selfie com o documento de identidade em mãos;
  • Comprovante de endereço no exterior;
  • Documento militar (para homens com entre 18 e 45 anos).

Como solicitar?

Para solicitar a regularização do título online você vai precisar seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente você deve fazer o pagamento da multa no Banco do Brasil (aqui você pode precisar da ajuda de alguém no Brasil);
  • Logo depois, precisa preencher todos os campos do formulário na plataforma digital do Titulo Net;
  • Informar todos os seus dados CORRETAMENTE;
  • Anexar as fotos que listei acima;
  • Incluir o comprovante de pagamento da multa eleitoral;
  • Depois que fizer os passos anteriores, basta acompanhar o requerimento. Depois que o cartório eleitoral aprovar o processo, imprima a certidão de quitação eleitoral.

Prazo de resposta

Apesar da Zona Eleitoral do Exterior estar fazendo a regularização do título online, o serviço depende de uma equipe presencial reduzida. Por isso, se você está precisando regularizar seu título, inicie o quanto antes. Porque apesar de ser tudo online, seu processo pode demorar até 40 dias para ser analisado pelo Cartório Eleitoral.

Para que esse prazo não seja ainda maior, o formulário digital deve ser preenchido corretamente e a documentação completa deve ser enviada. Caso algo esteja errado, o Cartório Eleitoral exclui o requerimento anterior e um novo pedido deve ser feito. Ou seja, se você errar uma letrinha no nome da sua mãe ou esquecer de anexar um documento, vai ter que começar do zero.

Por fim, se você entendeu o que precisa fazer, mas ficou com preguiça, clique AQUI e conheça a assessoria Despachante 55.