Alistamento militar: porque é importante mesmo morando no exterior!

Alistamento militar para quem mora nos EUA

Compartilhar

Você sabia que mesmo morando nos EUA, o alistamento militar continua sendo obrigatório?

Muita gente já sabe que o serviço militar é obrigatório para homens com entre 18 e 45 anos. O que muitos não sabem é que mesmo quem foi morar nos EUA antes de completar 18 anos ou nasceu lá também é obrigado a cumprir suas obrigações militares.

Por que o alistamento militar é importante para quem mora no exterior?

Ao contrário do pensam muitos brasileiros, o alistamento militar é importante mesmo para quem mora no exterior. Isso porque o documento militar é exigido para fazer o alistamento eleitoral, o passaporte brasileiro e pode te impedir de emitir procurações, abrir contas e receber heranças, já que o CPF depende do alistamento eleitoral.

Ou seja: sem o alistamento militar, você pode ficar sem passaporte, sem título, sem CPF e ainda ser impedido de realizar uma série de transações. Além disso, não ter documento militar pode impossibilitar que você aproveite uma oportunidade de emprego, já que os Consulados brasileiros exigem o documento em alguns de seus processos seletivos, por exemplo.

Como solicitar o alistamento?

1 – Tire uma foto dos seguintes documentos:

2 – Entre no site do Consulado e verifique a necessidade do preenchimento de formulários. Se tiver, preencha, assine e depois tire uma foto do(s) formulário(s) exigido(s);

3 – Com tudo isso em mãos, entre na plataforma e-consular e insira seus documentos para que o Consulado analise o processo e libere o agendamento do seu atendimento. No caso dos Consulados de Atlanta e Hartford (que não possuem e-consular) você deve enviar um e-mail com seus documentos e agendar um horário.

4 – Compareça no dia e horário marcados para finalizar o alistamento eleitoral. Você deve levar o comprovante de agendamento, os formulários (se for o caso) e todos seus documentos (originais e cópias).

Dica bônus

Outra dica importante sobre o alistamento é que, assim que você recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM), é possível solicitar no mesmo dia o pedido de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). O requisito neste caso é apenas comprovar que você reside no exterior por um período maior do que três meses e declarar que não quer servir.

Agora que você já sabe tudo sobre alistamento militar, clique aqui e veja o passo a passo para renovar seu passaporte.

Veja também