mahjong ways 2

campingjersey

Cópia autenticada do passaporte: como solicitar

Já falamos aqui sobre a importância do passaporte, tanto para turistas como para brasileiros que moram nos Estados Unidos. É um documento essencial para embarcar em um voo internacional – inclusive para  voltar para o Brasil. Mas, acima de tudo, ele é o principal (e muitas vezes único) documento de identificação brasileiro válido no exterior.

Nesse sentido, perder seu passaporte pode significar uma dor de cabeça enorme. Porém, também não é seguro andar por aí sem um documento de identificação. Diante deste impasse, algo que pode ser muito útil é  fazer uma cópia autenticada do passaporte.

A cópia autenticada é uma alternativa que garante que você tenha um documento de identificação sem colocar seu documento original. Isso porque você poderá deixar seu passaporte em casa ou no lugar onde está hospedado e carregar com você uma cópia autenticada. Principalmente porque as cópias autenticadas são aceitas por quase todos os órgãos onde o passaporte poderá ser exigido.

Agora leia até o final e saiba mais detalhes e como solicitar esse documento!

Confira nosso artigo completo sobre o passaporte brasileiro!

Cartório ou Consulado?

Se você está vindo do Brasil, pode estar se perguntando se a cópia autenticada em cartório é aceita nos Estados Unidos.

A autenticação simples em cartório brasileiro não é válida em órgãos americanos. Entretanto, cópias autenticadas em cartório são aceitas no Consulado brasileiro. Então, se você precisar utilizar sua cópia para solicitar outros documentos no Consulado, provavelmente não haverá nenhum problema. Mas se quer ter a cópia autenticada em mãos para utilizar nos Estados Unidos como um documento de identificação, saiba que a autenticação em cartório brasileiro não tem nenhum valor.

Atenção: cópias autenticadas, em cartório ou no Consulado não são aceitas como documento de viagem, apenas como documento de identificação. Para viajar você precisa apresentar o documento original.

Onde as cópias autenticadas pelo Consulado são aceitas?

O Consulado brasileiro é uma entidade reconhecida tanto pelo Brasil como pelos Estados Unidos. Portanto, a autenticação do Consulado garante seu uso de diversas formas:

  • Diante do próprio Consulado brasileiro;
  • Diante de autoridades americanas ao ser abordado na rua;
  • No balcão do hotel e em atrações turísticas;
  • Em lojas, quando for solicitado um documento junto com o cartão de crédito;
  • Para solicitar o TIN (Taxpayer Identification Number – Tax ID).

Como solicitar a cópia autenticada no Consulado brasileiro

Solicitar uma cópia autenticada do passaporte é bem simples! Basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Compre uma money order do USPS no valor de US$ 5 por cópia que deseja autenticar;
  • Faça uma cópia simples do passaporte;

    A cópia não deve ser notarizada e caso deseje autenticar mais de uma cópia ou mais de um documento, cada cópia deve estar em uma folha separada.

  • Verifique no site do Consulado que atende a sua região qual é o procedimento necessário para solicitar o documento. (A maioria dos Consulados faz o serviço por correio e os que fazem presencialmente estão exigindo agendamento prévio);
  • Leve ou envie junto com a cópia simples seu passaporte original, de acordo com as orientações do Consulado;
  • Se for enviar por correio lembre-se de incluir um envelope extra do USPS selado e auto endereçado para o retorno dos documentos.

Se você gostou dessa informação, veja mais conteúdos úteis em nosso blog que podem esclarecer suas dúvidas sobre sua documentação.