Procuração brasileira nos Estados Unidos · Despachante 55

Procuração brasileira nos Estados Unidos

Compartilhar

A procuração é um documento que confere a alguém o direito de agir em nosso nome quando não estamos presentes. Apenas com esse documento em mãos, é possível que o outorgado (a pessoa que recebe os direitos) represente outorgante (pessoa que concede os direitos), em diversas situações. Tudo isso de acordo com os poderes concedidos pelo outorgante.

Com esse instrumento é possível comprar ou vender um bem, fazer movimentações bancárias ou até mesmo registrar um casamento no cartório sem ir ao Brasil. Se você chegou até aqui, imagino que esteja precisando resolver algum assunto por lá, certo?

Continue a leitura e saiba mais sobre como funciona esse processo para você que mora nos Estados Unidos:

procuração

Como emitir uma procuração nos Estados Unidos?

Para produzir valor legal, uma procuração emitida nos Estados Unidos precisa ser autenticada pelo Consulado ou pelo Departamento de Estado Americano. Só assim, o órgão onde você irá utilizá-la pode se certificar de que sua assinatura é sua mesmo e isso evita a ocorrência de fraudes.

Abaixo vou falar sobre esses dois tipos de procurações e qual é a diferença entre elas:

No Consulado

A procuração no Consulado é a mais utilizada pelos brasileiros, seja pela conveniência de ser atendido em seu idioma ou pelo desconhecimento da segunda opção (apostilamento). Entretanto, esse processo pode ser mais demorado porque exige agendamento. Além disso, pode ser um tanto inconveniente para pessoas que moram longe do Consulado, já que se trata de um serviço que só pode ser solicitado presencialmente.

Para fazer a sua solicitação, você deve fazer o seguinte:

Observações:

É muito importante preencher tudo com bastante atenção, qualquer dado errado pode invalidar todo o processo.

Apesar do Consulado oferecer os modelos de procuração, o texto do documento é de sua responsabilidade, assim como o envio para o Brasil.

No Departamento de Estado – por apostilamento

No caso da procuração apostilada, quem valida a certidão é o governo americano. Portanto, para esse tipo de procuração, você não precisa ir até o Consulado. Apesar dessa vantagem, você deve verificar no órgão onde irá apresentar a procuração se eles aceitam o documento apostilado.

Para fazer uma procuração apostilada, você deve fazer o seguinte:

  1. Preparar e imprimir a procuração ( no documento deve estar os seus dados e os dados do outorgado no cabeçalho e logo depois deve constar o texto com os poderes);
  2. Em seguida, você deve assinar a procuração em frente a um notário público;
  3. Por fim, você deve solicitar o apostilamento da procuração no Departamento de Estado onde foi feita a notarização da sua assinatura.

Observações:

Você não precisa comparecer no Departamento de Estado para solicitar o apostilamento, esse processo pode ser feito por correio.

Após o processo de apostilamento, a procuração emitida nos Estados Unidos passa a ser válida no Brasil, mas vale reforçar que em algumas situações esse tipo de procuração não é aceita.

Agora você já sabe o que precisa fazer! Mas se ainda tiver alguma dificuldade, clique no link a seguir e saiba como funciona a assessoria Despachante 55 . Será um prazer ajudar você!

Veja também