mahjong ways 2

campingjersey

Saiba como abrir uma conta bancária nos EUA

Uma das primeiras coisas que todo brasileiro deve fazer ao chegar nos Estados Unidos é abrir uma conta bancária. Seja para receber um pagamento ou para ter um lugar seguro para guardar seu dinheiro. Ter uma conta em um banco americano também pode te ajudar a economizar muito em taxas de conversão, por exemplo.

Acontece que ao chegar nos Estados Unidos pela primeira vez tudo é muito novo e muitas pessoas não sabem nem por onde começar. Algumas até precisam passar muito tempo pedindo favores de amigos que já tem conta em um banco americano para quebrar o galho, né?

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa em três dos principais bancos americanos e iremos responder as principais perguntas sobre o assunto.

Preciso ir pessoalmente ao banco para abrir uma conta?

Com o crescimento das contas digitais e a desburocratização dos serviços bancários, muitos brasileiros pensam em abrir uma conta bancária americana por meio de aplicativos, mas geralmente isso não é possível.

Nos bancos Chase, Wells Fargo e Bank of America o serviço de abertura de conta on-line não está disponível para estrangeiros. Ou seja, a não ser que você seja cidadão americano, não será possível abrir uma conta nesses bancos sem sair de casa.

Apesar disso, dependendo da sua necessidade, você pode abrir uma conta 100% digital. Na TransferWise, por exemplo, (já falamos da empresa no post 3 maneiras diferentes de enviar dinheiro para o Brasil) é possível abrir uma conta digital gratuitamente, tudo on-line. Mas, claro, você precisa avaliar se esse tipo de conta atende suas demandas.

Posso solicitar um cartão de crédito?

Ao abrir a primeira conta bancária nos Estados Unidos você ainda não possui o Credit Score necessário para receber um cartão de crédito regular. Mesmo que você esteja em dia com suas contas no Brasil, os bancos americanos precisam de um histórico confiável em contas americanas para conceder crédito.

Em alguns bancos, como Wells Fargo e Bank of America até é possível solicitar um cartão de crédito, mas você precisará deixar uma quantia guardada no banco como garantia. Funciona assim: se você deixar 500 dólares no banco, você terá 500 dólares de limite. O valor das suas faturas deverá ser pago normalmente e você só poderá retirar esse valor depois de um ano.

Depois de um ano usando esse tipo de serviço de crédito, pode ser que você aumente seu Credit Score e consiga um cartão de crédito, mas também pode demorar um pouco mais.

E o cartão de débito, quanto tempo demora?

Logo após a abertura da conta, se tudo estiver certo, você receberá um cartão de débito provisório e poderá usá-lo até o cartão definitivo chegar. Depois de alguns dias, o banco enviará o cartão definitivo no endereço informado por você. Você deverá desbloquear esse cartão para começar a usar e descartar o cartão provisório.

Dica: Junto com o cartão definitivo será enviada uma correspondência com as instruções para desbloquear o cartão. Essa correspondência pode ser usada como comprovante de endereço, caso você ainda não tenha nenhum. Por isso, guarde bem essa correspondência para usar quando for necessário.

Quais documentos eu preciso apresentar para abrir uma conta?

A documentação exigida pelos bancos americanos para abrir uma conta é bem básica. Em geral, você só precisará apresentar o passaporte brasileiro e algum outro documento de identificação, pode ser o seu RG, sua CNH ou sua Driver License americana – se você já tiver.

No Wells Fargo e no Bank of America, apenas o passaporte válido e outro documento com foto são suficientes para solicitar a abertura da conta. Já no Chase, além dos documentos de identificação, você precisará apresentar um comprovante de endereço recente e uma conta de serviços públicos com seu nome e endereço.

Dica: se seu passaporte estiver vencido, você não conseguirá abrir uma conta bancária, a não ser que você vá abrir uma conta no Chase, mas terá que apresentar a carteira de matrícula consular no lugar do passaporte.