mahjong ways 2

campingjersey

Aprenda a consultar sua situação eleitoral

Em 2018, o TSE (tribunal superior eleitoral) registrou mais de 20% de abstenção entre os brasileiros que estavam aptos a votar nas eleições municipais. Ou seja, quase 30 milhões de eleitores não participaram das eleições e podem ter sua situação eleitoral comprometida por causa disso.

Brasileiros que moram nos Estados Unidos não são obrigados a votar nas eleições municipais, desde que já tenham transferido seu título. Acontece que muita gente não transfere o título e acumula pendências eleitorais que podem virar um problemão.

Ainda existem aqueles que nem sabem qual é a sua situação eleitoral. Por isso, nesse post eu vou te ensinar a consultar sua situação eleitoral e o que significa cada resultado dessa consulta. Vamos lá?

O que você vai precisar?

Se você é uma pessoa que detesta a burocracia brasileira, é provável que esteja pensando que vai ter que revirar aquela pasta de documentos, né? Esse é o momento em que eu te trago uma ótima notícia: você não precisa procurar documento nenhum!

Em resumo, para consultar sua situação eleitoral você só precisa ter um celular ou computador com acesso à internet, saber seu nome completo e sua data de nascimento. Aposto que você pensou que ia ser mais difícil, né?

Dependendo do resultado da sua consulta você pode precisar de mais dados, mas não é nada demais (apenas o nome dos seus pais e o número do seu CPF ou título de eleitor).

Como consultar?

Consultar a situação eleitoral é super fácil e o processo pode ser feito tanto no computador quanto no celular. Basta seguir os três passos a seguir:

  1. Em primeiro lugar, você precisa entrar no site do TSE. Clique AQUI e será redirecionado para o link exato da página de consulta.
  2.  Depois, preencha os dados solicitados e clique em consultar. Você pode consultar usando o número do seu título ou CPF ou pelo seu nome e data de nascimento.
  3. Pronto, agora você tem o resultado da consulta!

Agora que você conseguiu consultar sua situação eleitoral, vou te explicar o que significa esse resultado e o que você deve fazer no seu caso.

O que significa cada situação eleitoral?

Há apenas três resultados possíveis para a consulta da situação eleitoral: CANCELADO, SUSPENSO ou REGULAR. Cada resultado tem um significado e exige uma ação diferente.

Cancelado

Se o resultado for CANCELADO, é porque você ficou pelo menos 3 turnos sem votar e seu título não está mais válido. Nesse caso é preciso fazer outro alistamento eleitoral.

Suspenso

Está com o título SUSPENSO? Entre em contato o cartório eleitoral onde foi cadastrado. Só assim é possível descobrir o motivo da suspensão.

Regular

Se o resultado da consulta for regular pode significar duas coisas: ou você está quite com suas obrigações eleitorais, ou tem uma multa pendente, mas seu título continua válido.

Como regularizar minha situação eleitoral?

Atualmente, dá pra regularizar a situação eleitoral até mesmo sem sair de casa. Mas a solução depende do resultado de sua consulta.

Se seu título está Cancelado, será necessário fazer um novo alistamento eleitoral. Você pode encontrar as informações no portal do eleitor no exterior.

Caso seu título esteja Suspenso, procure o contato do cartório eleitoral onde você é cadastrado. Assim você pode entender o motivo da suspensão e resolver sua situação.

Se seu título estiver Regular, tente emitir uma certidão de quitação eleitoral. Conseguiu emitir a certidão? Está tudo certo com seu título. Não conseguiu? Faça a quitação das multas e entre em contato com seu cartório eleitoral.

Para terminar

Por fim, seja qual for sua situação eleitoral, faça a regularização o quanto antes. Pois o título irregular pode ser uma pedra no seu sapato. E se seu título está regular e você ainda não transferiu para os Estados Unidos, faça isso agora que o processo é online!

Sabemos que é chato ter que lidar com essas coisas, mas você prefere olhar isso com calma ou ter que resolver às pressas quando tiver um imprevisto?

Para resolver sua situação eleitoral, clique aqui e veja o passo a passo para solicitar sua quitação eleitoral.