Atestado de Vida: descubra forma mais fácil de fazer a solicitação!

Atestado de Vida: descubra forma mais fácil de fazer a solicitação!

Compartilhar

Quem é beneficiário do INSS sabe que a prova de vida é obrigatória para que se receba o pagamento. Seja na conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Para saber mais, assista o vídeo e entenda como proceder para efetivar o Atestado de Vida ou continue lendo esse texto.

 

O que é o Atestado de Vida?

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, “Os atestados de vida tem por objetivo comprovar que o cidadão está vivo e apto a continuar a usufruir de certos direitos”. Isso é necessário porque a morte interrompe de modo automático o recebimento desses direitos.

No Brasil, geralmente se realizado o procedimento para a comprovação de vida no próprio banco em que o benefício é recebido. Neste caso o cidadão deve apenas apresentar um documento de identificação com foto.

Quando o cidadão está nos Estados Unidos, também deve apresentar o atestado de vida. Nesses casos, o processo é feito, geralmente, por um parente ou pessoa próxima.  Basta apresentar uma procuração ao INSS de acordo com as exigências do órgão.

Como solicitar o atestado de vida morando nos EUA?

No caso dos segurados que moram nos Estados Unidos, o procedimento também é bastante simples. Mas é importante ter atenção aos detalhes e aos documentos requeridos. 

Embora o atestado de vida, nesta situação, possa ser feito via procuração, existem outras possibilidades. O requerente pode ir pessoalmente ao consulado ou fazer o apostilamento de seu formulário de atestado de vida.

Cada uma indica processos específicos que explicaremos melhor a seguir.

No Consulado Brasileiro

Embora essa forma não seja a mais fácil, é a mais comum. Isso porque os brasileiros nos EUA não sabem que existe outra opção. 

Sobre essa opção deve ser observado que:

No Departamento de Estado

A opção mais simples, especialmente para quem mora longe do consulado é o atestado de vida apostilado. Nesse caso, é preenchido um formulário que é autenticado pelo governo americano.

Esse processo é feito da seguinte maneira:

Outras dicas

É importante lembrar que:

Se ainda tiver tendo dificuldades para fazer seu atestado de vida, seja ele apostilado ou no Consulado, clique aqui e saiba mais sobre a assessoria Despachante 55.

Veja também