Carteira de Matrícula Consular · Despachante55 - Renovação de Passaporte, Apostilamento, Assinatura digital nos Estados UnidosDespachante55 – Renovação de Passaporte, Apostilamento, Assinatura digital nos Estados Unidos

Carteira de Matrícula Consular

O passaporte é o documento mais importante quando estamos fora do país, seja morando ou trabalhando. Ele nos permite viajar pelo mundo e é nossa principal identificação no exterior.

Mas para quem mora em outro país, andar diariamente com o passaporte pode ser, além de incômodo, arriscado. Ter o passaporte furtado, danificado ou perdê-lo é sempre um grande transtorno!

Você sabia que existe uma outra opção de documento de identificação para brasileiros que residem nos EUA? Essa opção é a carteira de matrícula consular e nesse post você vai saber mais sobre esse documento.

Carteira de Matrícula Consular

O que é a Carteira de Matrícula Consular?

A Carteira de Matrícula Consular nada mais é do que um documento de identificação brasileiro emitido em língua inglesa para cidadãos que residem nos Estados Unidos. É utilizada como documento de identificação, como comprovante de nacionalidade e de residência nos Estados Unidos. Ela certifica que seu portador foi oficialmente identificado e registrado em uma das repartições consulares do governo brasileiro nos EUA. Pode ser apresentada a autoridades municipais, estaduais ou instituições privadas.

Observações:

A CMC não serve como carteira de habilitação, nem é comprovante de situação imigratória.

Todas as informações fornecidas pelo cidadão brasileiro para fins de matrícula consular são para uso exclusivo do Consulado-Geral e, em hipótese alguma, serão fornecidas a autoridades locais.

Documentos necessários para solicitar uma Carteira de Matrícula Consular?

Os documentos requeridos para a emissão da CMC podem variar de acordo com o Consulado mas, de forma geral, são os seguintes:

  • Documento brasileiro válido com foto (RG, CNH, Passaporte);
  • Documento brasileiro diferente do primeiro e que contenha filiação (certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, CNH, Comprovante Militar, etc.);
  • Foto tamanho 2×2 polegadas;
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, carteira de motorista, imposto de renda, etc).

Como solicitar?

A Carteira de Matrícula Consular é gratuita e emitida por quase todos os Consulados brasileiros nos Estados Unidos, exceto Boston e Houston, onde a emissão desse documento está suspensa. Nos Consulados de Atlanta e Chicago, o documento pode ser solicitado pessoalmente ou por correio. Para solicitar nos Consulados de Hartford, Miami, São Francisco e Washington deve-se enviar a documentação por correio. Enquanto nos Consulados de Nova York e Los Angeles a carteira de matrícula consular só pode ser solicitada presencialmente.

Além de observar a forma de solicitação, é preciso que você verifique os procedimentos e documentos exigidos especificamente pelo Consulado que irá te atender. Se você não sabe qual Consulado atende a região onde você mora ou quer acessar o site do Consulado,  clique aqui e veja os endereços e região de atuação dos dez Consulados Brasileiros nos Estados Unidos.


Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Miami, Carteira de Matrícula Consular. Disponível em: <http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/carteira_de_matricula_consular.xml>. Acesso em 19 de agosto de 2021.

Que bom ver você por aqui!

Você está a poucos cliques de resolver o seu problema de documentação de uma vez por todas.

Preencha o formulário abaixo. Ao final, nossa equipe vai entrar em contato com você para darmos continuidade no atendimento.

Home

WhatsApp

Serviços

Busca