Passaporte de emergência: saiba como funciona · Despachante 55

Passaporte de emergência: saiba como funciona

Compartilhar

O passaporte é o documento que permite que seu portador viaje para o exterior. Sem ele, não é possível obter vistos e entrar em outros países, seja a turismo, trabalho ou qualquer outro motivo. Mas, se você precisar viajar e seu passaporte estiver vencido, é possível solicitar um passaporte de emergência?

Embora existam outras opções de documento para brasileiros que residem nos Estados Unidos, é importante manter o passaporte sempre válido para qualquer imprevisto. Até mesmo os brasileiros que possuem cidadania americana, para entrar no Brasil, podem precisar ter em mãos o passaporte brasileiro válido.

Se você precisa fazer uma viagem urgente e seu passaporte está vencido, o passaporte emergencial pode ser uma opção. Mas nem tudo é considerado emergencial para o Consulado, veja abaixo:

Passaporte de emergência

Quando é possível solicitar o passaporte de emergência?

O passaporte de emergência poderá ser concedido àqueles que, comprovadamente, não puderem aguardar o prazo de entrega do documento por motivos urgentes, tais como:

Documentos necessários

Para solicitar o documento, deve-se comparecer pessoalmente ao Consulado levando:

O documento tem a validade máxima de 1 ano e é entregue ao titular antes da data do compromisso cuja urgência tenha sido comprovada. O valor é o mesmo do passaporte comum.

Agora que você já sabe se pode ou não solicitar o passaporte de emergência, clique no link a seguir e veja o passo a passo para renovar seu passaporte brasileiro. Se já viu o passo a passo e ainda precisa de ajuda, conheça a assessoria Despachante 55.

Veja também