mahjong ways 2

campingjersey

Casamento nos EUA: você sabia que vai precisar apresentar uma certidão atualizada?

Nina Goulart

Nina Goulart

Quando somos brasileiros e nos casamos nos EUA, precisamos registrar esse casamento também no Brasil. Isso porque para o governo brasileiro, o matrimônio só é validado no Brasil por meio do registro de casamento. Esse registro brasileiro pode ser feito em cartório ou em um dos dez Consulados brasileiros nos EUA. Se for em um dos Consulados, para fazer registro de casamento, é preciso apresentar sua certidão anterior e ela deve ser recente.

A regra se refere tanto a certidão de casamento com averbação de divórcio, para os divorciados, quanto a de nascimento, no caso dos solteiros. No caso dos divorciados que ainda não registraram esse divórcio no Brasil, primeiro deve ser feito o divórcio, para depois o casamento. O detalhe importante aqui é: a certidão anterior que será apresentada, deve ter sido emitida há menos de 6 meses.

Ou seja, se você se casou nos EUA e precisa registrar seu casamento no Consulado ou em um cartório, primeiro vai precisar emitir uma segunda via da sua certidão (a não ser que já tenha uma via recente). Essa exigência é feita somente aos cônjuges brasileiros, americanos podem apresentar suas certidões independente da data de emissão. No caso de cônjuges de outras nacionalidades o documento também pode ser antigo, mas precisa estar legalizado ou apostilado pelo país de origem.

Portanto, se você é brasileiro e quer registar seu casamento nos EUA, esqueça aquela clássica certidão amarelada, velha e rasgada que todos conhecemos. Ela não será aceita pelas autoridades consulares brasileiras nos Estados Unidos.

Como emitir a segunda via nos EUA

Quer registrar seu casamento nos EUA e já viu que vai precisar da segunda via da sua certidão? Clique nos links a seguir e veja como solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento, ou de casamento, se for o seu caso. Nos dois posts a gente explica como você pode solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento ou casamento nos EUA. Lá você encontra 4 opções diferentes para resolver seu problema, tenho certeza que pelo menos uma delas vai ser a solução ideal para você.

Homem segurando passaporte