Renovação do Passaporte? Saiba quais são os erros mais comuns ·

Renovação do Passaporte? Saiba quais são os erros mais comuns

Compartilhar

A renovação do passaporte pode ser muito mais simples e fácil do que parece. Separamos 4 erros comuns cometidos na hora de ir até o Consulado

renovação de passaporte para viajar

Saber renovar passaporte é essencial para quem planeja fazer uma viagem internacional. Ele é necessário para a entrada na maioria dos destinos fora do Brasil, com exceção dos países do Mercosul, onde você pode apresentar apenas o seu RG. A renovação do passaporte é necessária quando sua validade expira.

Em julho de 2015, a validade do documento, para maiores de 18 anos, passou de 5 para 10 anos, ou seja, ele expira a cada 10 anos. Por isso, sempre que decidir fazer uma viagem, não deixe de verificar a data de validade e se será necessário renovar seu documento.

Para facilitar no momento da sua renovação, fizemos uma lista com os erros mais comuns, que acabam atrasando a emissão do seu documento.

para viajar para o exterior precisa estar com documento em dia

Confira:

1 – O primeiro erro é que, muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de verificar as informações do Consulado Brasileiro antes de saírem de casa.

Por consequência, quem se desloca até lá sem informações, acaba não tendo horário para atendimento, indo sem um agendamento marcado (porque todos os Consulados que atendem de forma presencial exigem o agendamento prévio), ou acabam indo sem saber o endereço, e isso atrasa o processo de renovação. Além do fato de que, em muitos casos, a renovação está sendo feita apenas via correios, por isso checar a informação é importante para entender o processo.

2 – O segundo erro muito comum, é a pessoa que irá renovar seu passaporte, ir até o Consulado sem o RECIBO DE ENTREGA DE REQUERIMENTO. Esse é um formulário obrigatório que deve ser preenchido online e impresso para apresentação no Consulado. Atenção: muitas vezes esse formulário é confundido com o agendamento do seu horário no Consulado e são duas coisas completamente diferentes.

3 – O terceiro erro é sobre a forma de pagamento, a famosa MONEY ORDER. Os Consulados aceitam somente o MONEY ORDER dos correios americanos (USPS) para o pagamento da emissão ou renovação do seu passaporte.

Saiba mais aqui:


4 – O quarto erro acaba coincidindo com o primeiro: não confie em informações de amigos, sempre verifique antes no Consulado as informações antes de fazer seu deslocamento até lá. O seu amigo muitas vezes acaba indo lá seis meses atrás, e acaba que as informações que ele está te passando, são diferentes do protocolo atual e você vai perder a viagem. Os processos mudam e as informações acabam se desatualizando.

Se você precisa renovar o seu Passaporte e não pode perder tempo, conte com a gente! A Despachante 55 tem uma equipe especializada para te dar todo suporte e agilizar sua documentação. Chame a gente por aqui ou siga a gente no instagram @despachante55 para ficar de olho em todas as novidades.

Veja mais:

Veja também