Título de Eleitor: o prazo para regularizar ou emitir termina em maio ·

Título de Eleitor: o prazo para regularizar ou emitir termina em maio

Compartilhar

Não perca o prazo de regularização do seu título de eleitor, esse ano teremos eleições presidenciais e a regularização do título evita o cancelamento do seu CPF e é essencial para colocar algumas outras documentações em dia, como a Renovação do Passaporte.

eleições 2022

Fazer diferença na democracia, dar voz aos seus desejos em ver o melhor para o país, ter na ponta dos dedos o poder de eleger alguém que represente você. Esses são apenas alguns dos benefícios do Título de Eleitor regularizado em mãos. Indo além da romantização eleitoral, onde cada cidadão brasileiro vota esperando escolher o melhor para o país, existem aquelas pessoas que preferem não votar, ou não podem votar por estar viajando e, na ausência de votos, acabam aparecendo débitos e multas. E quando você não faz nem ideia de como está o seu título de eleitor?

O prazo para regularização do documento que dá a cada brasileiro o poder do voto é até dia 4 de maio, exatamente 150 dias antes do pleito eleitoral, conforme prevê a lei das eleições. A regularização do título, assim como transferência, emissão e demais serviços, podem ser realizadas pelo portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por lá também já é possível conferir se há multas ou débitos pendentes referentes ao título e fazer a quitação de qualquer pendência.

Documentos necessários :

Para fazer o requerimento do Título, são necessários alguns documentos em mãos, toda a documentação a seguir deverão ser anexadas ao requerimento:

título de eleitor

Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).

Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).

Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).

Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Você pode fazer a digitalização ou tirar fotos desses documentos pelo próprio celular, as imagens devem estar totalmente legíveis, com o tamanho de até 10 MB e nos formatos PNG, PDF ou JPG. O requerimento será concluído após análise das informações e dos documentos apresentados, e você poderá acompanhar o procedimento pelo próprio site do TSE.

Se você mora nos Estados Unidos ou em outros países que não seja o seu, você pode e deve votar. Nesse caso, você deve solicitar a transferência do seu Título para a zona eleitoral que você mora e verificar se há pendências para fazer a regularização. O Título de Eleitor regular é um dos documentos exigidos para fazer a Renovação do Passaporte em alguns Consulados. Portanto, se você mora no exterior, estar com o título atualizado é muito importante para estar com toda a situação de imigração regularizada também.

Caso você tenha dúvidas sobre como atualizar sua situação eleitoral, você pode chamar uma Consultora nossa por aqui, ou já ir lá no nosso instagram @despachante55 para acompanhar mais novidades sobre brasileiros nos EUA.

Veja também:

Veja também