mahjong ways 2

campingjersey

Como fazer para estender a sua estadia nos Estados Unidos?

Júlia Falconi

Júlia Falconi

O desejo de estar nos EUA é algo antigo entre os brasileiros. Morar em um país que representa mais oportunidades e uma qualidade de vida superior é um desejo em comum. Entretanto, antes de mudar de país, é preciso estudar todas as possibilidades e encontrar aquela que combina com o seu perfil e com o que você almeja para o futuro. Afinal, todas as ações devem ser pensadas para garantir uma boa viagem, a sua permanência nos Estados Unidos por mais tempo e até mesmo a melhor adaptação em outro país.

Estadia nos Estados Unidos

Foi pensando nisso que a Despa fez uma super live para falar sobre a extensão de visto nos Estados Unidos, com a nossa parceira, Kelly Fontoura, especialista em imigração. A live e as dúvidas respondidas você pode conferir por aqui.

Quer saber mais sobre os processos dos vistos? Então vamos falar um pouco mais como funciona a extensão de visto nos Estados Unidos.

Como funciona a extensão de visto para permanência nos Estados Unidos

Quando você já está nos Estados Unidos, mas por algum motivo pessoal ou profissional precisar ficar mais tempo no país, é possível solicitar a extensão do seu visto americano. Essa opção é muito utilizada quando as pessoas vão para estudar e precisam de mais tempo ou até mesmo quando a viagem foi motivada por fatores profissionais. Para que seja concedida a extensão do visto, é fundamental cumprir algumas obrigatoriedades. Vamos entender quais são elas?

Vamos iniciar as dicas e passo a passo com uma boa notícia: até 2019, para solicitar a extensão, era preciso juntar todos os documentos e enviar ao Governo americano por um endereço de postagem. Era muito comum acontecer de muitas pessoas acabarem esquecendo alguns documentos ou até mesmo perdendo a data para realizar esse processo. Então, pensando em simplificar essa comunicação, agora é possível enviar todos os documentos de forma on-line, por meio de um formulário. Todo o processo é realizado pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).

Ah, e falamos essa semana também sobre a facilidade que a tecnologia e os avanços digitais propostos pelo Governo estão trazendo no dia a dia da Comunidade Brasileira que vive nos EUA. Você pode conferir por aqui.

O formulário de solicitação de permanência nos Estados Unidos

O formulário que deve ser preenchido é o I-539. É imprescindível que você anexe todos os documentos solicitados, pois se esquecer de algum, seu processo pode ser dado como indeferido ou negado. Ao final do processo será preciso pagar uma pequena taxa. Você receberá a resposta por meio de uma carta que pode demorar até dois meses para chegar na sua residência ou no local em que você está morando temporariamente.

Essa opção de mudança é válida para todos que tenham um visto de não-imigrante e que ainda esteja no tempo permitido para estar no país. Por isso, é importante que você tenha um planejamento para enviar os documentos e o pedido antes que o seu visto atual perca a validade. Essa é a forma mais segura de garantir a sua permanência enquanto você espera o retorno do governo americano.

É possível solicitar a extensão do visto depois que a data de permanência já venceu?

Possível é, no entanto, você precisará justificar o motivo de não ter solicitado essa extensão antes. É bem provável que esse esquecimento também seja um fator que complique a sua permanência no país, mas isso não deve ser motivo para você deixar de solicitar. Tem outros aspectos que podem influenciar a sua permanência como, por exemplo, estar em conformidade com as leis americanas e demais boas práticas.

Ah, e uma dica muito importante que não podemos deixar de dar para você, brasileiro que já sabe que vai precisar de mais tempo nos Estados Unidos, documente toda sua estadia. Guarde tickets, vídeos, fotos de tudo que você fez ao longo do seu tempo por aí. Você vai precisar fazer a solicitação da extensão e assim, você terá uma justificativa mais completa para fornecer para a imigração sobre o uso do seu tempo. Isso trará facilidade ao seu processo.

Fique ligado, temos sempre muitos conteúdos importantes para a comunidade brasileira pelo nosso instagram e facebook. A nossa proposta é sempre levar as informações e esclarecer as principais dúvidas relacionadas a documentação e imigração dos brasileiros. Caso precise de ajuda com algum documento brasileiro, a Despa é a empresa número 1 e vai te ajudar! É só chamar uma das nossas consultoras pelo whats app e encontrar a assessoria de documentação ideal para você.

Homem segurando passaporte