mahjong ways 2

campingjersey

Ouvidoria Consular: faça valer os seus direitos!

Author picture

Todo brasileiro que mora no exterior já precisou ou vai precisar ir ao Consulado do Brasil pelo menos uma vez. São diversos serviços oferecidos: e renovação de passaportes, registros de nascimento ou casamento, atestados, serviços relacionados à Justiça Eleitoral, consultorias… Enfim, serviços essenciais que, mais cedo ou mais tarde, serão necessários na vida de quem mora longe do Brasil.

A visita ao Consulado pode gerar diversas opiniões. Há quem não se sinta satisfeito, há quem fique positivamente impressionado e há aqueles que têm sugestões para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços consulares. Você sabe como transmitir ao Consulado as suas impressões?

Ouvidoria Consular

Ouvidoria Consular

Atendendo à Emenda Constitucional nº 19, de 1998, a Ouvidoria Consular é um canal de comunicação entre o usuário e o Ministério das Relações Exteriores e a ela é atribuído o compromisso de receber reclamações, elogios, comentários e sugestões do público, interpretá-los e buscar soluções para aprimorar a prestação de serviços. É a ouvidoria que representa os usuários diante do MRE, atuando como um instrumento de controle de qualidade dos serviços consulares e informando aos setores adequados sobre o nível de satisfação dos cidadãos atendidos.

Como entrar em contato

A Ouvidoria Consular possui cinco canais de comunicação:

  • Através do Fale Conosco do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores;
  • Por e-mail: [email protected];
  • Por correio ou indo pessoalmente à Ouvidoria, localizada no Palácio do Itamaraty – Anexo I – Térreo – Divisão de Assistência Consular – Esplanada dos Ministérios – Bloco “H”- Brasília/DF Brasil – 70170-900;
  • Por telefone, de 8h às 20h, nos números +55 61 2030-8803, +55 61 2030 8804, +55 61 2030-8805 e +55 61 2030-9712;
  • Através do preenchimento e entrega do Formulário de Opinião do Público.

Expresse sua opinião!

Seu feedback é extremamente importante para que os Consulados possam continuar aprimorando seus serviços e adequando-os ao seu público. Envie sua reclamação, elogio, sugestão ou comentário para a Ouvidoria Consular e faça valer os seus direitos!