mahjong ways 2

campingjersey

Como tirar Carteira Nacional de Habilitação nos EUA?

Essa é uma dúvida frequente de turistas e imigrantes que vão para os EUA, pois morando ou apenas visitando, fica mais em conta, alugar um carro e viajar pelas cidades americanas dirigindo do que usando outros meios. Desse modo, se você pretende ir para os Estados Unidos, é importante saber se a Carteira Nacional de Habilitação brasileira vale no país.

Agora se você pretende morar lá, o recomendado é saber qual o passo a passo para conquistar sua Drive License, como é chamada a carteira de habilitação nos EUA. Já que o processo é bem mais simples e menos burocrático do que aqui no Brasil.

Pensando nisso, para te ajudar nessa missão, abaixo preparamos um material completo sobre como tirar a Carteira Nacional de Habilitação nos EUA. Boa leitura! 

A CNH brasileira é válida nos Estados Unidos?

Sim, a sua CNH do Brasil é válida não só nos EUA, como em todo o exterior, basta que o documento esteja dentro da validade. Ou seja, com sua habilitação você pode dirigir em outros países, contudo, algumas regras devem ser seguidas antes de alugar um carro e pôr o pé na estrada.

Por exemplo, nos EUA, para locar um carro é necessário ter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID). Além disso, o PID pode ser bastante útil em casos de acidentes ou irregularidades durante sua estadia de turista nos Estados Unidos.

Isso quer dizer que você tem permissão, mas precisa tirar um documento para isso. Vale lembrar também que a CNH vale durante 180 dias nos países estrangeiros. E, depois desse prazo, o motorista que quiser continuar dirigindo, deve apresentar ao órgão responsável o PID e o passaporte ou começar o processo para tirar a sua carteira de motorista no país.

Além disso, caso outra pessoa dirija o carro que você alugou, isso pode dar problema. Pois, ela não está inclusa no PID e nem no contrato de locação. Desse modo, se a intenção é revesar o volante, inclua todas as pessoas na hora de contratar o serviço de locação de automóveis e todos devem estar com o PID válido.

Como tirar o PID?

Bom, para ter em mãos sua Permissão Internacional para Dirigir (PID) basta seguir um passo a passo aqui mesmo no Brasil antes de viajar. Pois, desde 2006, o Brasil segue o padrão da Convenção de Viena, que é aceita em mais de cem países, o que facilita e muito essa documentação.

Assim, para obter o PID, o motorista deve:

– Ter uma CNH válida;

– Acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado de residência no Brasil;

– Ir até a aba “Permissão Internacional para Dirigir”;

– Preencher os dados solicitados, como: nome, CPF, munícipio e data de emissão da primeira CNH;

– Gerar e pagar o boleto com a taxa, em reais, da emissão do PID.

Feito isso, o pedido será analisado e o PID chegará no endereço registrado pelos Correios. Ou seja, é importante ressaltar que, primeiro, o PID deve ser retirado antes da viagem e o motorista deve considerar o tempo de entrega do documento. Segundo, que o prazo de validade do PID será o mesmo da CNH brasileira, com as mesmas restrições médicas e a categoria da habilitação.

Ou seja, se na sua habilitação tem que o motorista possui problemas de visão, se você for parado no EUA dirigindo sem óculos ou lentes de contato, pode ser que você leve uma multa. 

Outro exemplo, a categoria da sua CNH é A e nos EUA você aluga um carro, que pertence a categoria B. Isso também é errado e pode acarretar em multas sérias.

Existe uma Carteira Nacional de Habilitação para turista nos EUA?

Não, pois a carteira de motorista vale no território dos Estados Unidos. Entretanto, como os estados estadunidenses possuem jurisdição própria, pode ser que alguns estados requerem uma documentação específica, além da carteira de motorista. 

Nesses casos, é necessário pesquisar qual o estado que você vai viajar ou morar e se informar antecipadamente. 

Clique aqui e confira a lista completa dos estados que aceitam a CNH brasileira no EUA.

Como tirar carteira de motorista nos Estados Unidos?

Está pensando em morar nos Estados Unidos ou você já mora, mas ainda não tirou a carteira de habilitação? Então, essas dicas são para vocês, pois existem várias diferenças entre o processo de habilitação dos EUA comparado com o Brasil.

Uma das divergências é que lá não é obrigatório fazer aulas de autoescolas como no Brasil, basta procurar a Secretary of State da região que você está morando e iniciar o processo de obtenção da Drive License.

Desse modo, na Secretaria de Estado, você deve apresentar os seguintes documentos: 

– Passaporte com o visto válido;

– Dois comprovantes de endereço nos EUA;

– Cartão do Social Security Number (SSN).

Lembrando que, os comprovantes de endereço podem ser contrato de locação, correspondência do banco ou contas como de luz, água ou gás. E, caso você não tenha SSN, devido ao seu tipo de visto, será necessário ir ao Social Security Office para obter um documento que justifique a ausência do Social Security.

Documentos entregues e válidos, você irá pagar uma taxa e fazer o teste teórico. Ou seja, o inglês tem que estar em dia! Além disso, uma dica valiosa é pesquisar na internet ou pegar na própria Secretary of State o livro com as normas de trânsito norte-americanas antes de realizar o teste.

Assim, se você passar no teste teórico, o próximo passo é o exame de visão, que pode ser feito logo em seguida da prova. Após essas etapas, você irá realizar uma prova prática, para avaliar sua capacidade de dirigir. 

Feito a prova e tendo a aprovação, sua Drivers License irá chegar no endereço cadastrado!

Agora, se você já tiver uma habilitação do seu país de origem, basta mostrar o PID e sua CNH traduzida na Secretary of State da região. Assim, você já pode marcar a prova prática de direção no mesmo dia.

Prova feita e motorista aprovado, é só voltar à Secretaria e esperar a Drivers License chegar.

Com quantos anos pode tirar carteira de motorista nos EUA e qual o valor?

Diferente do Brasil, onde a idade mínima para tirar a habilitação é de 18 anos, nos EUA, esse número varia de estado para estado. Desse modo, é importante entender a legislação da sua região e se informar.

Geralmente, na categoria “permissão para o curso prático”, a maioria dos estados adota 15 anos como idade mínima, na “habilitação restrita”, 16 anos e “habilitação completa”, 18 anos.

Ou seja, os adolescentes têm permissão para dirigir, mas não de forma completa contendo algumas restrições.

Agora, no quesito preço, assim como no Brasil, os valores também variam de estado para estado. Desse modo, não se tem um valor exato. Porém esses preços podem ir de  US$ 40 até US$ 1 mil.

Precisando de ajuda para resolver todas as pendências de se mudar para os EUA?

Seu sonho é mudar para os Estados Unidos, mas você sabe poucas coisas de como começar esse processo? Bom, nós podemos te ajudar!

Aqui no Despachante 55, desde 2015, temos auxiliado brasileiros residentes ou com algum vínculo nos Estados Unidos nos processos referentes à sua documentação, especialmente na renovação de passaportes e apostilamento de documentos americanos. 

Além de cuidarmos de todo o processo, prestamos assistência do início ao fim até termos certeza de que o documento solicitado já está nas mãos do nosso cliente.

Tudo isso, porque acreditamos que é possível lidar com a burocracia de forma fácil e descomplicada. Clique aqui e veja como podemos te ajudar a realizar esse sonho!