mahjong ways 2

campingjersey

Passaporte por correio: solicitações ao Consulado de New York

Author picture

Usado por viajantes ou por aqueles que moram fora de seu país de origem, o passaporte é um documento imprescindível e é de extrema importância tê-lo sempre dentro da validade. Para brasileiros que moram nos Estados Unidos, já ensinamos como renovar o passaporte em um dos dez Consulados-Gerais do Brasil presentes no país.

No agitado dia-a-dia do brasileiro imigrante, no entanto, ir ao Consulado solicitar o serviço de emissão de passaporte pode ser uma tarefa difícil, especialmente se a repartição consular se localizar em outra cidade ou estado.

Você sabia que é possível solicitar a emissão de seu passaporte através dos correios? Esta modalidade de serviço é uma excelente opção para aqueles que não precisam do documento com urgência. Mas atenção: cada Consulado possui suas regras, facilidades e limitações para a emissão do passaporte por correio. O Consulado de New York, por exemplo, não aceita solicitações por correio para fazer o primeiro passaporte, apenas para renovar. Também não são aceitas solicitações de novos passaportes caso o documento anterior tenha sido roubado, extraviado ou danificado. Nestes casos, é necessário dirigir-se ao balcão do Consulado.

É importante também salientar que você deve fazer sua solicitação no Consulado que tem jurisdição sobre o estado onde você mora. O Consulado de New York abrange New Jersey, New York, Pennsylvania e Bermuda.

Veja também um artigo completo sobre passaporte brasileiro

Como solicitar passaportes via correio ao Consulado de New York

Caso a solicitação seja para menor de idade, o recibo do formulário deverá ser assinado perante Notário Público por ambos os pais. O mesmo deverá ser feito no Formulário de Autorização para Concessão de Passaporte para Menores com inclusão da Autorização de Viagem.

Além dos documentos igualmente exigidos no atendimento presencial, para fazer a solicitação por correio é necessário enviar também um envelope do US Postal Service do tipo “Express Flat Rate” no valor de US$22.95 já selado e auto-endereçado para o envio do novo passaporte e devolução dos documentos. Os envelopes deverão ser endereçados ao titular do documento requerido.

Para moradores de Bermuda, são aceitos envelopes da Fedex/UPS

O novo passaporte será expedido no prazo de 30 dias a partir da data de recebimento dos documentos pelo Consulado ou de acordo com as possibilidade de processamento e só será ativado após duas semanas da data de postagem. Caso haja algum erro no seu passaporte, é possível entrar em contato através do e-mail [email protected] durante este período. O Consulado não se responsabiliza por eventuais atrasos ou extravios por correio.

Envie a documentação em um envelope do tipo “Express Flat Rate” do USPS para:

Consulate General of Brazil in New York – Setor de Passaportes
225 East 41st Street
New York, NY 10017-6927


Fonte: Consulado-Geral do Brasil em New York, Passaporte. Disponível em: <http://novayork.itamaraty.gov.br/pt-br/passaporte.xml>. Acesso em 26 de setembro de 2016.