Passaporte nos EUA - Passo-a-passo para renovar

Passaporte nos EUA – passo a passo para renovar

Compartilhar

O passaporte é o seu principal documento de viagem internacional. Sem ele, é praticamente impossível fazer qualquer viagem – seja para o outro lado do mundo ou para ir de um canto a outro do país onde você mora. Mas ele tem validade e ainda assim muitas pessoas são pegas de surpresa na hora do embarque.  Algumas são até impedidas de seguirem viagem.

Na hora que isso acontece, muitas pessoas tem dificuldade para encontrar as informações corretas e resolver o problema. Se esse é o seu caso, veja os 5 passos para renovar seu passaporte nos Estados Unidos e resolva esse problema agora!

Vamos explicar de uma maneira bem simples, tudo que você vai precisar fazer para renovar seu passaporte brasileiro nos Estados Unidos.

1) Preencha o seu formulário online (solicitar passaporte comum – PACOM)

Antes de tudo, preencha o formulário online – solicitar passaporte comum – PACOM. Logo depois o sistema irá gerar um formulário com um número de protocolo (recibo de entrega de requerimento). Você deve imprimir, assinar e colar sua foto 2×2 no espaço correspondente. Nos Consulados de Hartford e Nova York, esse formulário deve ser assinado em frente ao notário público.

2) Verifique a documentação necessária para renovar seu passaporte

A documentação exigida varia de acordo com sua idade, estado civil, sexo e cidade onde mora. Por isso, verifique no site do consulado que atende sua região quais documentos deve apresentar para renovar seu passaporte.

Porém, tenha em mente que o Consulado só aceita documentos originais ou (em alguns casos) cópias autenticadas. Não são aceitas cópias simples dos documentos para a solicitação do seu passaporte.  E mesmo se você já renovou seu passaporte antes, terá que apresentar com todos os documentos novamente.  Após o processamento e conferência do Consulado, a documentação que você enviou será devolvida junto com seu passaporte renovado.

Observação: o Consulado não irá renovar o passaporte que você tem em mãosEles irão emitir um novo documento.

3) Veja se sua documentação está correta e quais são os próximos passos

Na maioria dos Consulados (exceto Atlanta e Hartford), o próximo passo é enviar a foto dos documentos pelo sistema e-consular. Nele deverão ser fornecidas todas as informações e anexadas as fotos de todos os documentos exigidos. Por fim, o Consulado irá analisar o processo e informar qual é o próximo passo – seja pedindo alguma correção, seja orientando sobre o envio dos documentos ou agendamento.

Nesse sentido, se for renovar seu passaporte pelos Consulados de Atlanta e Hartford, sugerimos que redobre a atenção quanto aos documentos exigidos. Como o pedido não passa por uma análise, se algo estiver errado eles podem simplesmente rejeitar seu processo.

4) Envie os documentos por correio ou agende uma visita no Consulado.

Atualmente, os Consulados só fazem atendimentos presenciais com agendamento prévio pela plataforma E-consular. E mesmo assim, a maioria está aceitando requerimentos de passaporte apenas por correio.

Se o Consulado da sua região aceita agendamento, faça seu agendamento e depois compareça com todos os documentos exigidos (originais e cópias). Caso vá enviar o processo pelo correio, confira todos os documentos e cópias antes de enviar. Não se esqueça de incluir um envelope de retorno USPS priority mail selado para o Consulado enviar os documentos para sua casa depois que seu novo passaporte estiver pronto.

O prazo de entrega varia de acordo com cada consulado, mas a média é de entre 3 e 4 semanas depois da documentação for entregue no Consulado. Para pedidos feitos presencialmente, pode ser que o Consulado entregue o passaporte na mesma hora, mas é bom verificar essa informação antes.

5) Receba seu documento e boa viagem!

Finalmente, depois de seguir todos os passos anteriores corretamente você irá receber seu passaporte e poderá viajar sem preocupações. Este é o último e passo e o mais esperado. Mas antes de tudo, lembre-se que você deve assinar seu novo passaporte!

Agora que está documento em mãos e assinado, é hora de fazer as malas e partir para seu destino.

Boa viagem!

Por fim, espero que esse passo a passo tenha te ajudado a resolver sua situação. Mas, se ainda está tendo dificuldades, clique no link a seguir e saiba como funciona a assessoria Despachante 55.

Veja também