Desde 2018, o Consulado brasileiro em Miami passou a usar o sistema e-consular para gerenciar os serviços consulares. Posteriormente, os Consulados brasileiros em Nova York, São Francisco e Washington também passaram a usar esse sistema. Mais recentemente, os Consulados brasileiros em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston e Los Angeles incorporaram o E-Consular. Atualmente, dos dez Consulados brasileiros nos EUA, todos utilizam essa ferramenta para pelo menos alguns dos serviços oferecidos.
Se você não sabe qual é o Consulado que atende a região onde você mora, clique AQUI.
E, como toda novidade, o e-consular tem sido motivo de dúvidas e dificuldades. Por isso, iremos te mostrar o que é, quais são as vantagens e desvantagens e, principalmente: como funciona essa plataforma.
O que é o e-consular?
O e-consular é uma plataforma que funciona como um pré-atendimento para os serviços consulares. É como se um agente consular te atendesse antes da apresentação dos documentos originais e verificasse se está tudo certo.
Portanto, para solicitar um serviço – nos Consulados que utilizam esse sistema – você precisará da aprovação do e-consular. Basta incluir lá todos os dados e as fotos dos documentos exigidos. Lembre-se: tudo isso deve ser feito antes do envio da documentação ou da visita ao Consulado.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Vantagens
- Diminui as filas: a pré-conferência da documentação deixa todos preparados para a apresentação dos documentos.
- Funciona como um checklist: na hora de separar seus documentos, o e-consular é o seu guia.
- Evita erros que podem barrar o seu processo: com a pré-conferência do agente consular, é bem menos provável que alguma coisa inviabilize a sua solicitação.
Desvantagens
- Pode atrasar os processos: na maioria das vezes os Consulados aprovam o e-consular bem rápido (entre 1 e 3 dias úteis). Notamos que alguns Consulados podem demorar bastante para responder, conforme a época, a depender de uma série de fatores externos, como a pandemia, e até internos também.
- Não garante 100% que seu processo será realizado: embora seja raro, já ouvimos relatos de processos negados mesmo com a aprovação no e-consular.
- Dificulta o acesso: para quem não tem computador ou tem dificuldade para acessar o sistema, o e-consular pode ser um obstáculo.
Como funciona?
Se você chegou até aqui é porque está tendo dificuldades com o e-consular, acertei? Então veja as nossas dicas abaixo:
Como solicitar a aprovação?
- Entre no site do e-consular: basta clicar nos links a seguir (Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, Miami, Nova York, São Francisco e Washington);
- Informe o seu e-mail. Depois verifique na sua caixa de entrada (se não encontrar, veja no spam) o código de verificação.
- Esse código deve ser copiado no campo correspondente no e-consular para a criação da sua senha;
- Depois, preencha seu nome, telefone e endereço e clique em “Novo serviço”;
- Escolha o que deseja solicitar e siga as instruções de acordo com o seu caso e o serviço solicitado.
Dicas
- Leia todas as instruções com atenção. Conforme for avançando, certifique-se de que não esqueceu nada;
- Depois que preencher o e-consular e confirmar o envio, sempre verifique seu e-mail – inclusive na caixa de spam. Todas as notificações serão enviadas por lá.
- Para acompanhar status da sua solicitação, entre no sistema com o e-mail e senha cadastrados. Lembre-se de anotar esses dados para que possa acessar o sistema depois.
- Depois da aprovação do processo, apresente todos os documentos originais para o Consulado.
- Se acaso você estiver com dificuldades para tirar as fotos dos documentos, clique AQUI e confira 5 dicas de como fazer isso.
Pronto! Agora você já sabe o que é e como funciona o e-consular. Se você gostou dessas dicas, veja mais conteúdos como esse no nosso blog e saiba como solicitar o serviço que você precisa.