O passaporte é o documento mais importante quando estamos fora do país, seja morando ou trabalhando. Ele nos permite viajar pelo mundo e é nossa principal identificação no exterior.
Mas para quem mora em outro país, andar diariamente com o passaporte pode ser, além de incômodo, arriscado. Ter o passaporte furtado, danificado ou perdê-lo é sempre um grande transtorno!
Você sabia que existe uma outra opção de documento de identificação para brasileiros que residem nos EUA? Essa opção é a carteira de matrícula consular, também chamada da ID consular, e nesse post você vai saber mais sobre esse documento.
O que é a Carteira de Matrícula Consular?
A Carteira de Matrícula Consular certifica que o portador foi devidamente registrado em uma das repartições consulares do governo brasileiro nos Estados Unidos. Além disso, pode ser apresentada a autoridades municipais, estaduais ou instituições privadas para comprovar informações pessoais, como nacionalidade, residência e identidade. É um documento importante e confiável para o cidadão brasileiro que reside nos EUA.
Observações:
A CMC não serve como carteira de habilitação, nem é comprovante de situação imigratória.
Todas as informações fornecidas pelo cidadão brasileiro para fins de matrícula consular são para uso exclusivo do Consulado-Geral e, em hipótese alguma, serão fornecidas a autoridades locais.
Documentos necessários para solicitar uma Carteira de Matrícula Consular?
Os documentos requeridos para a emissão da CMC podem variar de acordo com o Consulado mas, de forma geral, são os seguintes:
- Documento brasileiro válido com foto (RG, CNH, Passaporte);
- Documento brasileiro diferente do primeiro e que contenha filiação (certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, CNH, Comprovante Militar, etc.);
- Foto tamanho 2×2 (padrão passaporte);
- Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, carteira de motorista, imposto de renda, etc).
Solicite a sua carteira de matricula consular
Solicitar a Carteira de Matrícula Consular pode ser um processo complexo e burocrático para quem tenta realizá-lo sozinho. As dificuldades incluem preencher formulários, anexar documentos digitalizados na plataforma e-consular, agendar a sua visita ao consulado. Este processo pode variar dependendo do consulado brasileiro da sua região, alguns consulados exigem que a solicitação deve ser feita presencialmente e outros consulados exigem que o processo seja feito através dos correios. Para aqueles que não estão habituados a lidar com as exigências e burocracias, o processo pode ser ainda mais complicado.
Se você não quer lidar com toda essa burocracia e as complicações na solicitação da Carteira de Matrícula Consular, a Despachante55 é a solução perfeita para você. CLIQUE AQUI e garanta seu documento com a Despachante55 sem dores de cabeça.