Você sabia que agora é possível regularizar seu título de eleitor online?
Mapa do Conteúdo
ToggleAté 2019, para regularizar, transferir ou fazer o primeiro título eleitoral era obrigatório o comparecimento no Consulado brasileiro. Entretanto o TSE liberou o serviço de regularização do título de eleitor online no portal do eleitor do exterior. Essa mudança aconteceu em dezembro de 2020, após a reabertura do cadastro eleitoral.
Sabemos que muitos dos brasileiros que moram no exterior ficam com seus títulos de eleitor irregulares. Até que precisam dele para alguma coisa, como regularizar o CPF ou renovar o passaporte. Então, a possibilidade de fazer o processo online é uma oportunidade de fazer a regularização sem sair de casa.
Antes de mais nada, verifique aqui qual é a sua situação eleitoral. Se estiver irregular, volte aqui e leia esse post até o final.
Agora que você já conferiu sua situação, eu vou ensinar como você pode regularizar seu título online. Veja abaixo!
Documentos exigidos para regularizar título de eleitor online
Para regularizar seu título pela internet, você não vai precisar de muita coisa, apenas dos documentos a seguir:
- Número do CPF ou do Título de Eleitor (se tiver);
- Documento de identificação brasileiro;
- Selfie com o documento de identidade em mãos;
- Comprovante de endereço no exterior;
- Documento militar (para homens com entre 18 e 45 anos).
Como solicitar a regularização do título de eleitor online?
Para solicitar a regularização do título de eleitor online você vai precisar seguir os seguintes passos:
- Primeiramente você deve fazer o pagamento da multa no Banco do Brasil (aqui você pode precisar da ajuda de alguém no Brasil);
- Logo depois, precisa preencher todos os campos do formulário na plataforma digital do Titulo Net;
- Informar todos os seus dados CORRETAMENTE;
- Anexar as fotos que listei acima;
- Incluir o comprovante de pagamento da multa eleitoral;
- Depois que fizer os passos anteriores, basta acompanhar o requerimento. Depois que o cartório eleitoral aprovar o processo, imprima a certidão de quitação eleitoral.
Prazo de resposta
Apesar da Zona Eleitoral do Exterior estar fazendo a regularização do título online, o serviço depende de uma equipe presencial reduzida. Por isso, se você está precisando regularizar seu título, inicie o quanto antes. Porque apesar de ser tudo online, seu processo pode demorar até 40 dias para ser analisado pelo Cartório Eleitoral.
Para que esse prazo não seja ainda maior, o formulário digital deve ser preenchido corretamente e a documentação completa deve ser enviada. Caso algo esteja errado, o Cartório Eleitoral exclui o requerimento anterior e um novo pedido deve ser feito. Ou seja, se você errar uma letrinha no nome da sua mãe ou esquecer de anexar um documento, vai ter que começar do zero.
Por fim, se você entendeu o que precisa fazer, mas ficou com preguiça, clique AQUI e conheça a assessoria Despachante 55.
Fiz a regularização do meu título, e agora?
Muitos de nossos leitores providenciam a regularização eleitoral, mas ficam com a mesma dúvida no final do processo: fiz a regularização do meu título, vou receber um novo documento? Já adianto que a resposta é NÃO, agora veja o porquê:
Atualmente, o Título de Eleitor é um documento digital. Isso significa que aquele papelzinho verde que recebíamos no Tribunal Regional Eleitoral não é mais emitido. Ou seja, você até pode guardar seu título impresso para ter o número do documento, mas não é obrigado a apresentá-lo em nenhuma situação.
No lugar do Título de Eleitor impresso, a Justiça eleitoral criou o E-título. O E-título é um aplicativo onde podem ser encontradas todas as informações eleitorais de um cidadão. Para acessar o aplicativo, o eleitor deve fazer o seguinte:
- Entre na loja de aplicativos do seu celular (Android ou IOS) e baixe o E-titulo;
- Acesse o aplicativo utilizando seus dados;
- Confirme os dados solicitados pelo aplicativo;
- Crie uma senha.
Após a criação da senha o aplicativo está pronto para ser usado e substituir o título de eleitor impresso para todos os efeitos.
No dia da votação, o eleitor deve levar o celular com o aplicativo instalado, mostrar o título digital e apresentar um documento de identificação válido (como o passaporte brasileiro). O e-título também mostra o local de votação, permite a emissão de comprovantes e certidões e pode ser usado para justificar a ausência nas eleições.