3 dicas para trabalhar no Consulado brasileiro

A estabilidade financeira é, sem dúvidas, um dos objetivos de grande parte dos brasileiros nos Estados Unidos e trabalhar no Consulado pode ser uma boa oportunidade. Por isso, os processos seletivos dos Consulados brasileiros costumam ser muito concorridos.

Quem deseja trabalhar no Consulado brasileiro precisa estar atento não apenas às novas vagas, como também às exigências desses processos seletivos.

Para que você não tenha que aguardar a abertura de uma vaga para começar a se organizar, separamos três dicas de como se preparar para sair na frente e conseguir trabalhar no Consulado brasileiro mais próximo de você.

1) Veja os editais anteriores

Essa primeira dica se aplica a quase todo processo seletivo que você queira participar. Ver os editais anteriores faz com que você tenha mais tempo para se organizar . As pessoas que só acessam as regras e procedimentos de um processo seletivo quando as inscrições estão abertas, terão bem menos tempo para preparar tudo, concorda?

Os editais geralmente estão disponíveis no site dos Consulados, por isso, faça uma busca e veja o edital mais recente para o preenchimento de vagas da função desejada.

2) Se prepare para todas as etapas

Além da primeira fase (quase sempre relativa a documentação, falaremos mais abaixo), as próximas etapas do processo seletivo costumam ser compostas por uma prova escrita e uma entrevista.

Para trabalhar no Consulado, é preciso ser bem avaliado em todas as etapas, por isso é bom estar preparado. O conteúdo das provas varia de acordo com o Consulado e a vaga que está concorrendo. As informações sobre as etapas do processo sempre são divulgadas no edital.

3) Esteja com sua documentação em dia

Em geral, a primeira fase dos processos seletivos para trabalhar no Consulado é uma pré-seleção feita de acordo com os documentos enviados pelos candidatos. Ou seja, se sua documentação estiver irregular ou incompleta, você provavelmente não terá a oportunidade de continuar no processo seletivo.

Se você é brasileiro e quer trabalhar no Consulado, sua documentação brasileira precisa estar regular! E acredite: muitas pessoas são eliminadas por não cumprir esse pré-requisito.

Veja alguns documentos que podem ser exigidos: certidão de quitação eleitoral, documento militar (no caso dos homens), CPF, passaporte brasileiro ou RG e outros, tudo vai depender da vaga que você se candidatou.

Além disso, é preciso estar atento à questão migratória. Caso você não seja cidadão americano, deverá apresentar um documento que comprove situação regular de residência e permissão para exercer atividade remunerada nos Estados Unidos .

Dicas bônus para trabalhar no Consulado

  • Na maioria dos casos, é exigida fluência em inglês e português. Por isso, se você ainda não domina o inglês, clique AQUI e saiba 3 formas de aprender inglês nos EUA.
  • Se você está com algum documento pendente, providencie a regularização o quanto antes. O prazo de processamento dos documentos têm surpreendido – negativamente – muita gente.
  • Para receber avisos sobre vagas nos Consulados e outras notícias importantes, assine nossa newsletter. É só preencher o formulário abaixo:

Você também pode gostar